Presença de médico é obrigatória

Aproveitando a presença de representantes de todos os clubes, ontem, no Recife, para a confirmação do Futebol Solidário, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, realizou uma reunião para lembrar a necessidade da presença de um médico e de uma ambulância no estádio, quando da realização de jogos entre juniores.

É que terça-feira, o Santa Cruz viajou a Itacuruba, mas por decisão do árbitro, que cumpria determinação da FPF, a partida não se realizou porque não havia nem médico nem ambulância no Gaudenção. Já na Ilha do Retiro, no mesmo dia, a partida Sport x Petrolina também não foi disputada por falta de ambulância.

O Itacuruba perdeu os pontos, embora seu presidente, Olegário Júnior, tenha afirmado que ambulância e médico estavam no estádio, mas ambos foram utilizados para um atendimento de urgência numa localidade vizinha, e eram os únicos existentes.

Por sua vez, Genivaldo Cerqueira, representante do Sport, disse que o clube pediu uma ambulância ao Corpo de Bombeiros, mas quando a viatura chegou ao clube, o funcionário que atendeu aos bombeiros não sabia para onde ela se destinava. Nesse ínterim, o árbitro deu o jogo por adiado. O encontro, aliás, foi disputado ontem pela manhã, com vitória do Sport por 3×0.

Considerando que é difícil cumprir integralmente o Estatuto do Torcedor, principalmente em cidades do interior, Carlos Alberto deixou claro que não abre mão da presença de um médico, até mesmo para servir às duas equipes, nas partidas de juniores, como acontecia na Segunda Divisão. Quanto à ambulância, está em estudo uma proposta de João Caixero de Vasconcelos Neto, dirigente da FPF, no sentido de que nas cidades onde haja dificuldade de se conseguir ambulância, um carro particular fique à disposição para qualquer urgência.

Carlos Alberto Oliveira já prevë dificuldades quanto à realização do Campeonato Pernambucano Aberto Infantil e Juvenil, que no ano passado foi ganho pelo Sport nas duas categorias. “Há uma infinidade de clubes do subúrbio disputando, que não têm a mínima possibilidade de custear a presença de uma ambulância em campo.”