Leão vira jogo e arrasa Porto

De virada é mais gostoso. Esse foi o sentimento da torcida rubro-negra, ao final de Sport 4×2 Porto, ontem, no Estádio Antônio Inácio de Souza, em Caruaru. Foi também um desabafo, já que o time da capital chegou a estar perdendo por 2×0, mas teve forças para virar um jogo em que sobrou emoção. O Gavião fez os seus dois gols por intermédio de Teo. Para os leoninos, deixaram sua marca Leo Oliveira (2), Vinícius e Cleiton Xavier.


Depois das duas vitórias fora de casa – a primeira delas, contra o Petrolina, semana passada –, o Sport voltou para o Recife com seis pontos na bagagem, e, de quebra, segue como líder do segundo turno do Campeonato Pernambucano, juntamente Ypiranga e Santa Cruz, mas leva vantagem no saldo de gols (6 x 4 para os dois adversários).


Domingo, o Leão da Ilha tem um jogo de “seis pontos”, visto que encara o Ypiranga, na Ilha. O time da sulanca é adversário direto na luta pela liderança do returno.


O Sport procurou, nos primeiros minutos, mostrar todo o seu poderio. No Antônio Inácio, parecia estar na Ilha, tamanha a facilidade na troca de passes. No seu campo de defesa, levava a melhor em cima dos atacantes do Porto, e seguia criando boas oportunidades de gol, embora parecesse ter receio de estufar a rede caruaruense.


Pelo menos em quatro ocasiões, deixou de marcar: duas delas com o atacante Rinaldo, uma com o centroavante Reinaldo Aleluia e outra com o zagueiro Sandro, cobrando falta.


De certo modo, a falta de pontaria do Leão acabou motivando o Porto, até então mero espectador do jogo. Numa dessas investidas dos donos da casa, a defesa vacilou e Teo abriu o marcador, chutando cruzado, de dentro da área. No minuto seguinte, Gláuber esperou a marcação de um impedimento de Teo, que não houve, e o atacante fez um gol que parecia o replay do primeiro.


Mais na correria, que com técnica, os rubro-negros diminuíram a distância no placar com o zagueiro Leo Oliveira, de cabeça, e ainda meteram uma bola na trave, com Cleiton Xavier.


O Sport sentiu a pressão para empatar o jogo, prejudicando emocionalmente os atletas. As coisas só começaram clarear, aos 24, com a expulsão de Elicarlos. Ele já tinha cartão amarelo e puxou a camisa de um adversário e evitou uma investida do Leão.


Aos 27, houve o lance que acenderia o Sport. Vinícius foi derrubado na área, pelo zagueiro Rafael. O assistente Pedro Wanderley, acertadamente, levantou a bandeira, e o árbitro Ricardo Tavares marcou pênalti. Vinícius cobrou e empatou a partida. Aos 31, Leo Oliveira, em tarde inspirada, bateu falta com perfeição e colocou o Sport à frente.


O Porto partiu para cima, tentando o empate, mas foi surpreendido com um gol de contra-ataque. Rinaldo lançou Cleiton Xavier. Ele driblou o goleiro Marquinhos e fechou o placar: 4×2.


Foto: Marcos Michael/JC Imagem