Hora de separar meninos de homens

Por Adelmar Bittencourt*

O que significam três 0 x 0 seguidos para uma determinada equipe de futebol? Para os pragmáticos a resposta é simples: o time em questão tem uma boa defesa e um ataque inoperante. Tecnicamente está certíssimo. O Sport tem uma marcação eficiente, dois ótimos volantes, bons zagueiros e um excelente goleiro, o que é meio caminho para não tomar gols. Do outro lado tem bons meias e atacantes, além de um centroavante nato. E por que raios não marcamos gols?

A resposta esteve esse tempo todo – de pé e com a mão no queixo – naquele quadrado pontilhado que fica fora do campo. O fato é que Heriberto da Cunha montou um time sobre o qual não tinha qualquer ingerência. Trouxe bons jogadores mas não deu cara à equipe, coisa que um treinador de pulso firme como Hélio dos Anjos, por exemplo, faria em dois jogos.

Amigos meus que freqüentam o Sport contaram que o treinador, inclusive, é um trapalhão nato, e que por isso nunca teve muito respaldo junto ao elenco.

Pelo menos Heriberto indicou bons atletas. O Sport tem, repito, o melhor elenco de Pernambuco. Falta um treinador para fazer essas peças funcionarem. O problema, amigos, é se resolverem trazer outro “bundão”, como já se fala por aí em Zé Teodoro – o homem que não teve pulso para coibir as homéricas bebedeiras dos atletas (?) da 3ª Maior Equipe de Pernambuco na temporada passada (o time que naufragou no próprio mé). Se ele gosta de treinar cachaceiros, é bom avisar que Wilson Surubim e Souza não jogam mais pelo Sport.

Jair Picerni é uma boa pedida, só não acho que ele deixe o Campeonato Paulista para vir a Pernambuco. Já Roberto Cavalo me traz boas lembranças de sua passagem como atleta em 1995. Se tiver pulso na mesma proporção que dava sua patada com a perna direita (daí o “Cavalo”), pode ser uma boa aposta. É isso. Vamos em frente, que ainda tem muita água para rolar. Quinta-feira é dia de separar meninos de homens. Crianças, já para a cama!