Festa para o Paredão da Ilha

O maior ídolo do Sport nos últimos dois anos completa 100 partidas pelo rubro-negro, no próximo domingo, contra o Porto, no Estádio Antônio Inácio de Souza, em Caruaru. Como não se fazem ídolos, no Sport, como antigamente, fica fácil saber o jogador em questão: Maizena. No clube desde 2002 – aterrissou na Ilha do Retiro no mês de agosto –, o goleiro tomou para si a meta leonina, precisamente no dia 26 de janeiro, de 2003, na Ilha do Retiro, num empate contra o Recife (hoje Manchete) , por 1×1. Vale salientar, ele foi um dos destaques da partida, juntamente com o meia Cléber, que abriu o placar para os leoninos – o atacante Bibi fez o gol do Porto.


O que dizer, por exemplo, do mal estar causado pelo técnico Hélio dos Anjos, ano passado? Ele tirou Maizena, em ótima fase, para colocar Bosco, atleta formado norubro-negro, que tinha chegado algum tempo antes, vindo da Portuguesa-SP. Na ocasião, a cada falha, Bosco – ídolo em 2000 – era execrado pela torcida, que, aliando vaias e gritos pedia: “Maizena! Maizena! Maizena! Maizena!”.


Em dois anos e meio de Sport pode-se dizer que Maizena não teve maus momentos. Os números atestam o fato. Se ele não tomar gols no jogo contra o Porto, terá uma média para lá de favorável. Dos 99 encontros disputados, levou apenas 70 gols, com resultando numa média próxima a 0,7 tentos por partida. A partir desta equação, especialistas confirmam: o momento de Maizena, da sua primeira partida até agora, oscila entre bom a ótimo.


Antes de chegar ao clube leonino, Maizena, hoje com 37 anos, iniciado como profissional em 88, pelo Cascavel-SC, esteve no Fortaleza. Na Terra de Iracema, chegou em 99, e só saiu em 2002 para se transferir para o Sport. No Tricolor do Pici, garante, jogou mais. Mas não perde a pose: “Enquanto estiver aqui, que faça 100, 200, 300 jogos pelo Sport. É uma responsabilidade muito grande defender essa camisa. Por isso, sinto-me honrado de completar 100 partidas pelo clube”, afirmou o jogador.


Há uma semana, um site paulista divulgou que o goleiro interessava ao atual campeão brasileiro da Série A, o Santos-SP. A informação deixou Maizena envaidecido, embora ninguém do Santos, até o momento, tenha entrado em contato com o atleta. “Quem está cuidando disso é meu procurador. Mas se tivesse de acontecer alguma coisa, já teria acontecido”, minimiza.


O assunto Santos suscitou um sonho do jogador: defender a seleção brasileira. “Se estivéssemos na primeira divisão, quem sabe não seria uma realidade. Mas o que importa agora é o Sport”, encerra.