ESPECIAL – Memórias de um Louco I

Assim nasceu a Sportmania…


E aí? Não agüentava esperar pela primeira aventura de Moca, um dos rubro-negros mais “loucos” que existe? Fique sabendo como surgiu a primeira torcida jovem do Sport: a Sportmania.


Tudo começou em 1975, quando nosso Sport estava num jejum que já durava 12 anos, idade de Moca na época. O garoto nunca tinha visto o time, pelo qual torcia, ser Campeão Pernambucano. Mas isso não era motivo para desânimo e, como diz Moca, “tudo era motivo de festa, até o slogan 20 vezes Campeão”.


O garoto e outros amigos inquietavam-se com as brincadeiras e provocações dos rivais e sentiram que a rixa e “sede de justiça” cresciam dentro deles. Daí surgiu a idéia de se criar uma bandeira que elevasse o nome do Sport, mas não seria qualquer bandeira… Dá para imaginar o que se fez para concretizar esse desejo?


“Um de nossos amigos era sócio e freqüentava o então selecionado Clube Português, que para a nossa sorte, tinha lindas e enormes toalhas de mesa vermelhas. Pronto o problema do tecido vermelho já estava resolvido rapidinho!”, relembrou Moca. Mas… faltava uma cor!! “Vira para um lado, vira para o outro e mais uma idéia: afinal qual a casa que não tinha lençóis brancos? Lógico que seria mais fácil, e assim foi. Foram seis casas com seis lençóis a menos. O próximo passo era só comprar aquela tinta de tingir tecido e teríamos finalmente o tão esperado tecido preto.”


Lá foram eles, com os corações palpitantes, estrear a bandeira na final de 1975. “O problema é que tinha rubro-negro demais e bandeira de menos para balançar. Ela estava, a enorme para os nossos tamanhos”, comenta o louco rubro-negro. Mas será que a essa altura você pensa que isso era algum problema para a turminha?


Alguns anos se passaram e empolgados, os rubro-negros, agora já adolescentes tinham outro objetivo, muito maior. “O começo dos anos 80 foi fantástico: campeão em 80, bi em 81 e tri em 82; neste mesmo ano surgiu mais uma idéia de louco agora não mais bastava se fazer uma bandeira, agora o sonho era muito maior: tínhamos que fundar uma torcida organizada jovem”, fala Moca.


Sem contar a dificuldade financeira que tiveram de enfrentar, já que nenhum dos possíveis integrantes trabalhava, havia outra questão: qual seria o nome da torcida? “Um de nossos amigos, Adriano, mais conhecido como Cambão, ao voltar de uma festa, ficou acordado fazendo uma lista de nomes. Então a avó dele foi até o quarto de Cambão e perguntou o que ele estava fazendo e o mesmo respondeu: ‘estou tentando escolher um nome para a nossa torcida do SPORT’.” Furiosa, a avó de Adriano “Cambão” mandou que ele dormir e parar com “essa mania de Sport”. Eureka! Estava batizada a primeira torcida jovem do Clube da Ilha: a SPORTMANIA!


Com a questão do nome já resolvida, faltava apenas arrumar dinheiro para fazer as bandeiras e faixas. “Daí apareceu Flávio Negão, outro de nosso grupo, falando que no próximo jogo do SPORT realizariam um concurso para a escolha da maior e mais bonita bandeira.” Moca já tinha a dele, assim como Cambão (lembra da história dos lençóis?). Os dois amigos uniram as bandeiras e fizeram uma única, que seria a ganhadora o prêmio. “Ficou quase do tamanho de uma lona de circo.” A partir de então começou a funcionar a torcida Sportmania. O nosso reencontro com Moca será para saber o que aconteceu durante a existência da Sportmania.


Aguardem nossa próxima edição, daqui a quinze dias!


Nota de agradecimento do nosso louco:


Gostaria de registrar a fundamental importância que exerceu o Sr. Severino Victor, pois o mesmo organizou o concurso que deu o pontapé inicial para a nossa torcida e que nos primeiros tempos muito nos apoiou, e que sem este registro ficaria com uma eterna divida de gratidão e reconhecimento a este grande rubro-negro que tantos serviços tem prestado ao longo de todos estes anos ao SPORT CLUB DO RECIFE, Valeu Victor!