1º Turno – Quase todos têm chance

A três rodadas do encerramento do primeiro turno, o panorama ainda é incerto quanto ao primeiro candidato ao título pernambucano de 2005. O equilíbrio é tamanho que das dez equipes, apenas Petrolina (dois pontos) e Manchete (um) não têm chance de levar a primeira fatia do bolo. Claro que alguns times precisam de muitas combinações, como Sport e Porto. Só quem depende das próprias pernas são o Náutico e o Santa Cruz.


Os timbus assumiram a liderança na última rodada, com 12 pontos. Têm pela frente o Sport, na Ilha do Retiro, na próxima quinta-feira, depois o Porto, nos Aflitos, no dia 13, e por fim o Santa Cruz, novamente no Eládio de Barros Carvalho, no dia 20. Se vencer os três adversários, o atual campeão estadual já está na decisão, pois somará 21 pontos. O alvirrubro pode até ser campeão do turno perdendo uma das três partidas, desde que Santa, Vitória, Ypiranga e Serrano também percam um jogo.


O Santa Cruz está bem parecido com o rival. Se vencer seus três jogos – Ypiranga, Petrolina e o próprio Náutico – ganha a primeira vaga na final. Os corais têm 11 pontos e podem chegar aos 20. Uma teórica vantagem coral seria pela ‘camaradagem’ da tabela. Os próximos dois jogos do Santa serão em casa, contra Ypiranga – um adversário direto – e Petrolina – o segundo pior time da competição. Nesse caso, a decisão ficaria para o dia 20 contra o Náutico, nos Aflitos.


Na terceira, quarta e quinta posições vêm Vitória, Ypiranga e Serrano, respectivamente, todos com dez pontos. A missão mais árdua fica para o representante de Serra Talhada, pois enfrenta dois de seus adversários diretos nas duas próximas rodadas – primeiro o Vitória, no Pereirão, depois o Ypiranga, em Santa Cruz do Capibaribe. Esses dois jogos, inclusive, podem até deixar a última rodada dependendo apenas do Clássico das Emoções para se definir o campeão do primeiro turno.


O panorama para o Vitória também não é fácil. Além do Serrano, quarta-feira, o Tricolor das Tabocas tem um desesperado Sport na rodada seguinte, no Carneirão. O Ypiranga também tem os próximos dois confrontos com adversários diretos: primeiro o Santa (no Arruda) e depois o Serrano (em casa).


Com a pressão de ser campeão no ano de seu centenário, a situação do Sport é bastante complicada. O Leão ocupa a modesta sexta posição, com nove pontos. Os adversários, por ordem são: Náutico (em casa), Vitória (no Carneirão) e Manchete (Ilha). Mesmo tendo dois adversários diretos nos dois primeiros jogos, o rubro-negro ainda terá que torcer por tropeços de Santa, Ypiranga e Serrano.


Na pior das hipóteses para levar o turno para a Ilha, os rubro-negros podem até chegar na última rodada com a mesma pontuação de alvirrubros ou tricolores – pois ambos podem terminar com 18, pontuação máxima dos leões. Basta o Náutico vencer duas vezes e perder outra ou o Santa conseguir duas vitórias e um empate. Essa situação forçaria uma partida extra.


Porto e Itacuruba, na sétima e oitava posições com oito pontos, dependem de um milagre – sem qualquer exagero – para levantarem o turno.


Aliás, os dois se encaram na próxima rodada, no Gaudenção, o que pode deixar um deles – ou até ambos – fora da briga. Eles precisam ganhar todas e torcer por duas derrotas de Náutico e Santa, além de pelo menos uma de Vitória, Ypiranga, Serrano e Sport.