‘Prestigiado’, Heriberto permanece no cargo

Os apelos da torcida pela saída do técnico Heriberto da Cunha, na partida da última quarta-feira, quando o Sport empatou com o Serrano por 0x0, na Ilha do Retiro, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano, não mudaram a postura da diretoria em relação ao treinador. Os dirigentes garantem a permanência do profissional, com o argumento de que qualquer avaliação negativa do trabalho realizado até agora seria uma atitude precipitada.

O Sport já disputou quatro partidas oficiais este ano: ganhou duas, empatou uma e perdeu uma. Mas, nas duas primeiras rodadas, por exemplo, o treinador teve de improvisar na posição de primeiro volante. Além disso, vários atletas, como Ramalho, estrearam no sacrifício, por falta de opções no elenco rubro-negro. Outros jogadores, a exemplo de Sandro e Lúcio, entraram no decorrer da competição. E ainda há os que não estrearam. São os casos dos atacantes Rinaldo e Reinaldo Aleluia e do zagueiro Léo Oliveira.

O próprio Heriberto da Cunha, em entrevistas à imprensa, havia deixado claro que a disputa do Primeiro Turno não seria fácil, pelo pouco tempo de preparação e de recuperação de uma partida para a outra. “Se os jogos tivessem o intervalo de uma semana, o time poderia estar bem na quarta rodada. Nestes moldes, porém, dificulta aprimorar o condicionamento”, disse.

Algo parecido aconteceu no início da temporada 2003, quando o técnico do Sport era Hélio dos Anjos. O treinador, na ocasião, pediu dez jogos de tolerância para dar o time como formado. O período de acertos acabou culminando na perda do Primeiro Turno. Depois, a equipe engrenou, venceu os outros dois turnos, levantou a taça do Estadual, foi às semifinais da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro da Série B na terceira colocação.

Garantido no cargo, o técnico Heriberto da Cunha inicia hoje a preparação para o clássico contra o Santa Cruz, próxima segunda-feira, no Arruda, pela quinta rodada do Estadual.