Pouca bola no campo e show na arquibancada

Por Adelmar Bittencourt*

Sim, eu sei eu deveria começar esta coluna falando da vitória sobre o Petrolina, mas por favor me dêem licença para lembrar algo mais valoroso que esses primeiros três pontinhos: a torcida do Sport Club do Recife. O que se viu ontem na Ilha do Retiro foi um verdadeiro show de devoção. Numa reles estréia de campeonato, contra um time sem expressão (me perdoem os atletas do Petrolina, mas essa é a verdade), 20.586 rubro-negros tomaram o templo sagrado e, ao contrário do que aconteceu por muitas vezes no malogrado 2004, apoiaram o time mesmo quando o placar era desfavorável. Sinal de que vem muita coisa boa por aí, podem anotar.

Mas voltando ao jogo, é difícil analisar uma equipe ainda em formação, nitidamente desentrosada e longe do preparo físico ideal. Prefiro lembrar das boas e das más surpresas individuais. No primeiro time estão o lateral Possato e os meias Diego e Doriva. Possato mostrou que tem bola para jogar na ala e no meio-campo, como fez ontem com a entrada de Ademar, e ainda bate faltas com maestria. O prata-da-casa Diego é rápido e habilidoso, só falta a ele um pouco mais de ousadia e vibração, caso contrário corre o risco de virar – para nossa infelicidade – um novo Leozinho, que não engrenou por aqui, e ao que tudo indica vai arrebentar lá fora. Já Doriva é experiente, cadencia bem o jogo e tem um ótimo passe. O problema é que já no início do segundo tempo estava tropeçando na própria língua, de tão cansado.

A nossa zaga, meus amigos, foi um Deus-nos-acuda durante toda a partida. Não há explicação para a insegurança de um jogador rodado como Romildo contra o Petrolina. Se ele mostrou nervosismo num jogo desses, imaginem num clássico?

Também não entendi a de Heriberto ao dar a ele a braçadeira de capitão, quando estiveram em campo jogadores com espírito de liderança muito maior, como Cleisson e Maizena. Vale lembrar que Clécio também esteve longe de repetir suas melhores atuações.

Ah, e Os Outros, hein? O 2º Time de Pernambuco engasgou-se com o rubro-negro Itacuruba. Já a 3ª Maior Equipe do Estado levou uma bela lapada do ex-time do The Flash Ricardinho. É o Sport assombrando a vida DELES mesmo sem querer. Depois tem gente que não entende a raiva que ELES têm de nós…