PE 2005 – Globo só transmite a partir da 3a rodada

O Campeonato Pernambucano da Série A1 2005 não terá a transmissão da Rede Globo. Pelo menos nas duas primeiras rodadas do Primeiro Turno. A alteração foi justificada ontem pelo diretor executivo da emissora, Jota Raposo, que alegou haver estréias de outras competições pelo Brasil, na mesma da data prevista do nosso Estadual, 16 de janeiro, domingo próximo. “Haverá muitas estréias de competições no mesmo dia e a empresa (Rede Globo) decidiu alterar a data de transmissão a partir do dia 23”, afirmou Raposo.

Com a decisão da emissora, os quatro jogos inicialmente previstos para serem transmitidos pela tevê aberta, válidos pela primeira e segunda rodadas do Primeiro Turno não vão mais passar. Assim, os torcedores que quiserem assistir às partidas Itacuruba x Santa Cruz, no Gaudenção; Sport x Petrolina, na Ilha; além de Itacuruba x Náutico, no Sertão do São Francisco, e Sport x Porto, no Recife, terão que comparecer aos estádios. Na terceira rodada, as partidas previstas para a transmissão são: Náutico x Manchete, nos Aflitos, e Santa Cruz x Porto, no Arruda. Os jogos marcam as estréias do campeão e vice pernambucanos no Recife.

A respeito de alguma possibilidade de intervenção da parte de torcedores, no Procon, por intermédio da Lei Federal 10.671 (Estatuto do Torcedor), Jota Raposo comentou que não há brecha jurídica. “Nós encaminhamos um ofício para a Federação Pernambucana no dia 6 de janeiro, portanto, dentro do prazo formal de dez dias de antecedência”, defendeu-se.