O Porto jogou melhor e ponto final

Por Adelmar Bittencourt*

Eu bem que desejei vir a esse computador hoje para dizer que a derrota para o Porto foi culpa de Wilson Souza, de Heriberto ou até mesmo de George W. Bush, já que tudo que é desgraça no mundo tem o dedo desse último sujeito. Mas é preciso encarar a verdade, e ela é mais ou menos assim: o Sport tomou um vareio de bola do Gavião de Caruaru.

Em nenhum momento – nenhum mesmo – nós conseguimos ser melhores que o Porto. Sabe aqueles dez minutos onde o seu time dá um calor dos infernos no adversário e para o gol sair é apenas uma questão de tempo? Pois nem isso o Sport fez ontem. Os caruaruenses jogaram com a bola no chão, com um entrosamento e fazer inveja, e se ganharam apenas por 2 a 1 foi por que Deus pensou com seus botões e decidiu nos livrar de um vexame.

A máxima dos boleiros, segundo a qual “não existe mais jogo fácil” tem lá sua razão, e isso foi mostrado nessas duas primeiras rodadas. OS OUTROS ambém levaram suas lapadinhas, e hoje os três grandes da capital estão na rabeira da tabela. Mas deixa estar. Embora eu louve esse pretenso equilíbrio de forças, ainda acho que no banquete final do campeonato, os comilões serão os de sempre (Nós e ELES). E a garfada final será nossa, pode escrever.

PS.: Tudo bem que o Porto jogou melhor mas nada explica as substituições amalucadas de Heriberto. Vinícius, mesmo cansado e de muletas, é um homem de definição, e àquela altura do jogo, seria bastante útil numa bola pingada dentro da área. Outra: não tirar Diego, que estava mal, também foi uma burrice sem tamanho. A nota positiva vai a massa rubro-negra. Ontem foram 24.800 pessoas na Ilha.