Jogadores treinam sob um calor de 38 graus

Sob um calor de quase 38 graus, o Sport iniciou, ontem, nesta cidade do Sertão do Moxotó, a 391 km do Recife, uma pré-temporada de sete dias, visando ao Campeonato Pernambucano. O gramado do Estádio Municipal Sérgio Eneas Magalhães, apesar de um pouco alto, agradou.

“As condições do campo são excelentes. Até o fato de a grama estar um pouco alta ajuda no sentido de trabalharmos melhor para evitar dores musculares, o que aconteceria se o piso fosse duro”, elogiou o técnico Heriberto da Cunha que, no entanto, reclamou do pouco tempo que terá. “O ideal seria que esse tipo de atividade fosse feito em um período de um mês. Por isso, estamos intensificando os treinamentos. Mas esse é um problema crônico de todo o futebol brasileiro”.

O forte calor exigiu bastante dos atletas na parte física. Alguns chegaram a reclamar, como o atacante Cristiano Brasília, 27 anos, que passou as últimas cinco temporadas em clubes da Polônia, Alemanha e Portugal. “Depois de cinco anos jogando na Europa, em temperaturas entre 5 e 15 graus e depois de voltar ao Brasil pegar uma temperatura dessas não é fácil”, afirmou.

O zagueiro Leo Oliveira, 26 anos, esteve em Betânia, no ano passado, na pré-temporada do Santa Cruz. “O calor realmente está muito forte mas já estou acostumado. Nasci em João Pessoa, que também é muito quente”, comentou.

Para evitar uma possível desidratação dos atletas, o preparador físico Paulo Camargo, fez algumas adaptações nos treinos físicos e na alimentação do elenco. “Os treinos estão sendo marcados em horários em que o sol é menos intenso. Além disso, estamos aconselhando os jogadores a consumir muito líquido e frutas que hidratam, como melancias e abacaxis”, explicou.