FPF quer Estadual bem emocionante

No dia 16 de junho de 2005, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) completará 90 anos. A expectativa dos dirigentes da entidade é de realizar um Campeonato Pernambucano da Série A1 pra lá de emocionante. Ao campeão estadual será ofertado o “Troféu Jornalista Roberto Marinho”, mas cada turno terá a sua respectiva taça. A do Primeiro Turno será “Taça Tabocas e Guararapes”, enquanto a do Segundo Turno será “Taça Confederação do Equador”.

Além desta data memorável para a FPF, o Sport estará completando 100 anos e lutará com todas as forças para alcançar o título do Estadual. Por sua vez, o Náutico busca o bicampeonato, pois é o atual campeão pernambucano. Já o Santa Cruz quer sair da fila de nove anos sem saber o que é uma conquista para, enfim, soltar o grito preso na garganta dos corais.

O pontapé inicial será dado no próximo dia 16, com cinco partidas. A rodada inaugural do Pernambucano 2005 começa com os seguintes jogos: Itacuruba x Santa Cruz, no Gaudenção, em Itacuruba; Sport x Petrolina, na Ilha do Retiro; Serrano x Náutico, no Pereirão, em Serra Talhada; Vitória x Ypiranga, no Carneirão, em Vitória de Santo Antão e Porto x Manchete, no Antônio Inácio, em Caruaru.

As partidas entre Itacuruba x Santa Cruz e Sport x Petrolina começam mais cedo, às 15h, pois serão transmitidas pela televisão. Os demais jogos vão começar uma hora depois, e não terão o televisionamento da Rede Globo Nordeste, emissora que detém os direitos de transmissão do Estadual, até o ano de 2007.

A FPF distribui à imprensa um balanço do que foi a temporada 2004. No documento, dados estatísticos como média de público, renda, gols, cartões amarelos e vermelhos, além dos demais detalhes sobre o que ocorreu com os clubes. Náutico e Ypiranga, respectivamente, são os campeões das duas principais divisões de 2004, que agora em diante serão denominadas de Séries A1 e A2 do Estadual.