Fórmula da Série B pode mudar

O secretário-geral da Futebol Brasil Associados (FBA), José Neves Filho, disse ontem que a fórmula de disputa da Série B pode ser alterada para este ano. O dirigente tem três opções. Em todas, a quantidade de rodadas será bem maior do que no modelo atual – entre 42 e 44 –, o que deve aumentar a arrecadação dos clubes. A decisão será tomada no Congresso Técnico da entidade, marcado para o dia 14 de fevereiro.

Tudo depende de a FBA conseguir as passagens para a competição, com a Infraero. As duas partes já se reuniram e a resposta deve sair no início de fevereiro. Para José Neves, a fórmula atual – todos contra todos na primeira fase e mais três quadrangulares para se chegar aos dois classificados para a Série A – deixa os clubes à míngua. “Um clube disputaria só 11 jogos em casa entre abril e setembro (na primeira fase). Isso ‘quebra’ qualquer um”, afirmou.

A primeira opção de disputa seria a mesma da Série A: turno e returno com pontos corridos. Os dois melhores subiriam e os seis piores cairiam para a Série C. A segunda, colocaria todos os 22 times enfrentando-se em turno único e os seis últimos caindo para a Segundona. Os dezesseis que restassem formariam dois grupos de oito e os dois melhores de cada um, fariam um quadrangular final, com ida e volta. A terceira prega uma competição em dois turnos (ida e volta). Campeões e vices – de cada turno – se enfrentariam em sistema de mata-mata (semifinal e final). Nesse modelo, os campeões jogariam por dois empates. “A CBF é a favor da mudança. Se conseguirmos as passagens não haverá problema”, destacou.