Dispensado, Nereu dispara críticas

Ao contrário de Porto e Náutico, o Departamento de Futebol amador do Sport será rearticulado. O presidente Luciano Bivar destituiu a organização da gestão anterior. No momento, e de forma interina, quem responde como diretor do setor é Marcos Amaral. “Estamos fazendo uma reformulação e só vamos compor o departamento, em definitivo, no final do mês”.

Ex-coordenador das divisões de base do Sport, Nereu Pinheiro ainda acumulava os cargos de treinador das equipes juvenil e juniores. Ao longo dos dois anos e 17 dias em que esteve à frente do Rubro-negro, ele contou que prestou serviços relevantes ao clube por meio de títulos e revelações de valores. “Acho que o problema é pessoal e não financeiro, como me disseram”, rebate Nereu.

Chateado com a sua dispensa após a pífia campanha do Leão na Copa São Paulo da categoria, Nereu Pinheiro disse que deixou de aceitar uma das três propostas profissionais para treinar uma equipe no Nordeste (não quis revelar nomes dos clubes) porque firmou um trato verbal com o ex-presidente leonino Severino Otávio, atual vice de Futebol, para continuar no Sport, em 2005. “Me senti enganado! Fui cobaia do Sport na Copa São Paulo!”.

Na opinião de Nereu Pinheiro, em todo lugar do Brasil se enaltece o trabalho das divisões de base no futebol. Mas existe um abismo entre a teoria e a prática dos dirigentes de clubes. “Falta apoio como um centro de treinamento, boas concentrações, bons materiais de trabalho e profissionalismo dos dirigentes”, acusa.