Curiosidade – 2a Rodada foi histórica

A segunda rodada do Campeonato Pernambucano 2005 foi inédita na história da competição. Pela primeira vez, em 91 anos de disputas, os grandes da capital, Náutico, Santa Cruz e Sport foram derrotados em uma mesma rodada. E o mais curioso: todos pelo placar de 2×1. No levantamento feito pelo Jornal do Commercio, essa situação já esteve perto de acontecer por diversas vezes, com duas das equipes perdendo seus jogos.

A mais recente ocorreu no Estadual 2004. Pela sétima rodada do 2º turno, o Náutico foi derrotado pelo Central, por 2×1, nos Aflitos, e o Petrolina venceu o Santa, por 3×1, em Petrolina. O Sport ‘livrou a cara’ dos grandes ao bater Porto, por 2×3, em Caruaru.

Para o pesquisador Carlos Celso Cordeiro, autor de diversos livros sobre o futebol pernambucano, as derrotas históricas não podem ser encaradas como surpresas. “Ficaria espantado se acontecesse entre 1950 e o início da década de 90. Nessa época, os estaduais eram decididos nos clássicos. Era muito difícil acontecer um tropeço de um grande contra um intermediário. Imagine os três perderem em uma mesma rodada. Hoje esse tipo de resultado já é mais aceitável.”

Vale lembrar que o Pernambucano só começou a ser disputado em formato semelhante ao atual, com rodadas envolvendo todos os times, na década de 70, principalmente após a inauguração do Estádio do Arruda. Antes, era comum, por exemplo, um clube atuar várias vezes seguidas, enquanto outro nem havia estreado. Um dos motivos era a falta de estádios. A maioria dos times que disputavam o Estadual era do Recife.

Mas a rodada histórica também deu margem a um questionamento que vem ganhando cada vez mais força entre torcedores, dirigentes e jornalistas: o futebol interiorano cresceu ou foram Náutico, Sport e Santa Cruz que perderam espaço?

É bom ressaltar que, após as rodadas iniciais, o melhor entre os grandes é o Sport, na sexta posição, com três pontos. O Santa vem em seguida com um, e o Náutico é apenas o oitavo colocado, ainda sem pontuar. Por outro lado, Porto e Serrano lideram com seis pontos e 100% de aproveitamento. Os caruaruenses, porém, levam vantagem no saldo de gols (3 a 2). Seguem em terceiro lugar: Itacuruba, Vitória e Ypiranga, todos com quatro pontos e saldo de um gol.