Bom centenário para o clube de todos os pernambucanos

Por Adelmar Bittencourt*

DOIS MIL E CINCO. Vale escrever assim mesmo, com letras garrafais, para lembrar quão importante é esse ano para nós, rubro-negros. Pois é nessa temporada que o glorioso Sport Club do Recife completa 100 primaveras de glórias nunca alcançadas por qualquer agremiação local.

O Sport campeão brasileiro das duas principais divisões, bicampeão do Nordeste, campeão do norte-nordeste, 34 vezes campeão pernambucano. O Sport detentor das melhores colocações nos certames regionais, nacionais, e melhor clube local no ranking da CBF.

O Sport detentor da maior torcida de Pernambuco – 1,8
milhão de devotos em todo Brasil – e do mais bem avaliado patrimônio físico entre os clubes nordestinos. O Sport de tantos títulos regionais e nacionais no amadorismo. O Sport de todos nós, rubro-negros ou não. Isso mesmo, você não leu errado.

O Sport Club do Recife é um patrimônio de todos os pernambucanos, até mesmo dos adeptos das duas outras agremiações de tradição do Estado. Se você duvida, preste atenção no alvoroço que se formou nas hostes das aludidas equipes, tudo por conta do centenário rubro-negro.

Em qualquer rodinha de praça, ponto de táxi, mesa de bar ou programa esportivo onde o assunto seja o futebol pernambucano você vai encontrar torcedores da 2ª e da 3ª equipes do Estado repetindo a mesma cantilena: “eu quero é o centenário da Coisa!”. E quem não iria querer? O desejo – arraigado no inconsciente de cada torcedor d´Os Outros – de atravancar a vida do Sport deve ganhar contornos épicos neste 2005.

O 2º Maior Time de Pernambuco, aquele que há 10 anos não ganha nem Peladão Alto Astral, vai querer sair da fila de todo jeito. Já a 3ª Maior Agremiação do Estado deve lutar mais contra o Sport que pelo próprio título.

É, caros amigos rubro-negros. Não vai ser moleza, mas algo me diz esse ano vai ser nosso de qualquer forma. O saldo será um campeonato pernambucano com um pé nas costas e a vaga para a Série A. E olhem que eu não sou de mentir. Um abraço e feliz Centenário para todos nós. Eu disse TODOS nós.