Uma salada política à moda rubro-negra

“O futebol foi feito para fazer amigos.” Esse é um velho jargão que amantes do futebol utilizam como uma das justificativas dessa paixão. E serve também para reunir adversários políticos, quando todos defendem a mesma bandeira. A chapa de Luciano Bivar é um bom exemplo. Ele é do Partido Social Liberal (PSL) e convidou Pedro Corrêa (Partido Progressista) para ser seu vice. Desta diretoria, também farão parte Severino Otávio, que será vice de futebol, e Wanderson Lacerda, vice do Conselho, ambos ex-adversários políticos de Bivar. Todos abençoados pelo governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) – presidente da Comissão do Centenário –, com o qual o próprio Bivar andou se estranhando nas eleições de Jaboatão, em 2000. “Pelo Sport, tudo”, dirão alguns rubro-negros mais fanáticos.

A presença de Pedro Corrêa na chapa, no entanto, já causava desconforto, ontem, a Bivar. Ele foi alertado sobre o desgaste que poderá sofrer, devido às denúncias que o deputado federal enfrentou por seu suposto envolvimento em gravações telefônicas relacionadas com a Máfia do Combustível e a Pirataria de Cigarro.

As denúncias foram feitas no dia 19 de setembro de 2003 no Jornal Nacional, da Rede Globo. Autorizado pela Justiça, o telejornal exibiu gravações que, teoricamente, comprovariam a ligação do deputado federal pernambucano com o empresário Ary Natalino da Silva – apontado como o maior fraudador de combustíveis do País. Graças a uma manobra política da bancada governista, o processo contra Corrêa está arquivado.

Mas Bivar não se intimidou. Como o Partido Progressista vai indicar o futuro ministro dos Esportes para substituir Agnelo Queiroz, ele aposta no peso político de Pedro Corrêa para tentar angariar recursos, através de patrocínios, para sua futura gestão, na qual estará em jogo o título do centenário rubro-negro. Pedro Corrêa é um dos favoritos ao cargo de Agnelo.

“Formar uma chapa com Pedro Corrêa, desgastado, e Wanderson e Branquinho, que já foram seus inimigos políticos, é muita coragem. Você é um grande rubro-negro”, observou um dos amigos, em conversa com Bivar, mas este alegou que Pedro Corrêa é de uma tradicional família de rubro-negros e pode ajudar muito na próxima gestão.

Luciano Bivar, Pedro Corrêa e Severino Otávio foram procurados pela reportagem do JC, mas todos estavam com o telefone desligado.

Clique aqui e vote na enquete o PeloSporTudo sobre a composição da chapa de Luciano Bivar para o biênio 2005/2006, participe já!