Elenco recebe ‘cartilha’ para manter o condicionamento

Os jogadores do Sport foram liberados, ontem, para passar, com seus familiares, as festas de fim de ano. Serão 10 dias de folga, depois de a maioria do grupo – a exceção são os novos contratados – estar treinando desde o dia 15 de novembro, quando o elenco voltou das férias após a desclassificação da Série B do Campeonato Brasileiro.

Para que os atletas não percam tanto o condicionamento físico, o Departamento de Fisiologia e os preparadores físicos do clube lançaram uma cartilha a ser seguida pelo grupo de profissionais, que tem volta marcada para o dia 3. “Elaboramos alguns exercícios para os atletas. Mas o ideal é que eles tenham um acompanhamento de um profissional, para que não percam tanto o condicionamento adquirido nos últimos dias de treino”, afirmou um dos preparadores físicos do clube, Edvaldo Júnior (Tacão), que auxilia Paulo Camargo, assistente do técnico Heriberto da Cunha.

Os jogadores foram aconselhados a agir com parcimônia na alimentação e na bebida alcoólica. Em relação a esse último quesito, Tacão afirmou que os atletas têm consciência de que o álcool, nesse período de preparação visando ao Pernambucano pode atrapalhar a evolução do condicionamento físico. O Sport estréia contra o Petrolina, na Ilha do Retiro.

A pré-temporada, antes marcada para o dia 4, sofreu um adiamento. Tudo indica, se o grupo estiver formado, que a delegação viaja para o município de Betânia no dia 6. Os preparadores físicos do clube vão ter pouco mais de oito dias para deixar o elenco o mais homogêneo possível, no que diz respeito ao aspecto físico.