Leozinho quer vez e voz para garotada

Maior revelação do futebol leonino nesta temporada, o meia Leozinho, prestes a completar 19 anos – faz aniversário dia 12 do próximo mês –, dá o seu recado: “Olhem com carinho para as divisões de base.” O aviso é extensivo à nova diretoria e à comissão técnica. “Eu e meus companheiros jogamos poucas vezes. E tudo o que um jogador de futebol, principalmente o mais jovem, precisa é de uma boa seqüência de jogos para pegar ritmo e confiança”, explica Leandro Sales de Santana, a promessa que quer virar realidade no ano do emblemático centenário do Sport Club do Recife.

O jovem torce para que os pratas da casa tenham vez e voz na Ilha em 2005. “Na maioria dos casos, os técnicos acham que os garotos ficarão no clube para sempre e à disposição para ‘tapar o buraco’, quando não houver outro no banco de reservas para jogar”, desabafa. Leozinho defende a igualdade na hora de dar a esperada chance.

“Acho que os técnicos são mais pacientes com os jogadores indicados por eles. Enquanto os pratas da casa entram na fogueira, sem entrosamento e podem até sair queimados se jogarem mal”, completa, dando uma cutucada no técnico Luís Carlos Ferreira, que o barrou durante a Série B do Campeonato Brasileiro.

Para Leozinho, outro entrave para que um jovem talento desponte em terras pernambucanas é o medo das comissões técnicas de colocá-lo em campo. “Se não jogar, não há como adquirir experiência. Os times do Rio de Janeiro, de São Paulo e de outros Estados não têm medo e botam mesmo os caras para jogar. É assim que tem de ser. É preciso dar estrutura e confiança ao jogador”, ensina o jovem.