Leão dos 100 anos será lançado esta noite

O Sport lança hoje, às 20h, em sua sede social, o mascote e o hino alusivos aos 100 anos do clube, que serão comemorados no dia 13 de maio de 2005. Será a primeira solenidade referente ao centenário.

O mascote foi idealizado pelo cartunista e arquiteto Humberto Araújo, chargista do Jornal do Commercio desde 1990. O símbolo será apresentado em três formas: exposição dos desenhos do leão estilizado de Humberto desde o início de sua carreira, o animal em todas as conquistas de campeonatos e aniversários do clube e o mascote praticando as mais diversas modalidades olímpicas. “O torcedor poderá rever os desenhos publicados no JC na última década”, destacou o cartunista.

Haverá ainda a exposição de troféus, mostra de produtos comemorativos e de material audiovisual (fotografias tiradas por Humberto) “É um ensaio que valoriza o rubro-negro. Não há jogadores ou dirigentes. É essencialmente o torcedor”. Tanto o ensaio, quanto a animação do mascote de Humberto serão apresentados no telão. Também será ouvido, pela primeira vez em público, o Hino do Centenário, composto por Lula Queiroga.

Humberto Araújo doou o desenho, que poderá ser utilizado em qualquer mídia licenciada. Na gestão de Fernando Pessoa, em 2002, o leão estreou no placar eletrônico do Estádio Adelmar da Costa Carvalho, nas comemorações de gols. A exposição deverá circular por escolas do Grande Recife e do Interior em 2005.