Jarbas tenta, hoje, volta de Homero

Depois de ter desistido de ser candidato à presidência do Sport, de comandar o Conselho Deliberativo na extinta chapa de Harlan Gadelha e, por último, de ser o homem forte do futebol na anunciada volta de Luciano Bivar, o ex-presidente Homero Lacerda será tentado, hoje, a voltar atrás. Ele tem reunião com o governador Jarbas Vasconcelos.

Jarbas irá tentar convencer Homero a mudar de idéia e comandar o futebol do clube no ano em que completará cem anos. Além do pedido, o governador irá fazer uma ameaça: ou Homero aceita, ou Jarbas também desistirá de presidir a Comissão do Centenário.

O governador não quer ninguém da atual gestão, por causa do fracasso no Estadual e na Série B do Brasileiro. Mesmo com uma folha salarial superior a R$ 500 mil.

E Homero vem sendo cercado de todos ou lados para voltar atrás. Luciano Bivar, que chega amanhã de viagem, também já mandou recado. Pode renunciar sua candidatura. É que o ex-presidente não encontrou ninguém com o perfil de Homero para comandar o principal setor do clube. As poucas pessoas que ele procurou, recusou o convite.

Homero alegou motivos familiares para recusar o convite. Disse que está com nova família (tem filhos pequenos do segundo casamento) e que não poderia ficar ausente de casa. Mas até parte dos familiares estão tentando fazê-lo mudar de opinião. Seu filho mais velho é um dos que tentam levá-lo de volta à Ilha do Retiro.

Na última vez que teve cargo na Ilha, Homero Lacerda ajudou a armar a equipe que foi pentacampeã estadual, vice-campeã da Copa dos Campeões e que teve a segunda melhor campanha na fase classificatória do Brasileirão 2000. No entanto, deixou o clube no ano seguinte, quando o Leão perdeu o hexa e foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.