Feminino – Sport goleia, mas não há motivos para comemorar

Uma confusão generalizada tomou conta da Ilha do Retiro, na tarde de ontem, durante a disputa do Campeonato Participativo de Futebol Feminino, da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). A briga, que começou dentro de campo, envolvendo a arbitragem e jogadoras do Santa Luzia, da Torre, que enfrentavam o Sport, terminou em um quebra-quebra em frente ao ginásio Marcelino Lopes, entre atletas e comissão técnica das duas equipes.

Durante o tumulto, o torcedor Marcos Batista da Silva, de 33 anos, foi removido desacordado para o Hospital da Restauração, recebendo os primeiros socorros de reanimação no local, devido a um soco do técnico rubro-negro, Bruno Angeiras, que antes havia sido agredido a pedradas, desferidas pelas integrantes do time visitante.

Após o fim do jogo, que terminou em 9×0 para as rubro-negras, as jogadoras do Sport se dirigiram para o ginásio Marcelino Lopes, vizinho ao campo auxiliar da Ilha, onde ocorreu a partida. Enquanto isso, as atletas do Santa Luzia, que continuaram muito exaltadas, xingando a arbitragem e as atletas leoninas, permaneceram na Ilha do Retiro, tomando cerveja. Inclusive, durante a confusão dentro de campo, a árbitra Karla Marques informou que as atletas do time da Torre, estavam “alteradas”. “Elas estavam arredias, não aceitavam a marcação de faltas”, disse.

Segundo pessoas que estavam em frente ao ginásio e não quiseram se identificar, as jogadoras do Santa Luzia tentaram invadir a quadra para agredir as atletas leoninas. Como não obtiveram êxito, iniciaram uma chuva de pedras contra os veículos que estavam parados em frente à quadra. “Elas quebraram um carro. Então a comissão técnica do Sport saiu do ginásio e partiu para briga”, disse um torcedor.

O técnico rubro-negro Bruno Angeiras ao sair do ginásio levou uma pedrada na cabeça. Inconformado, partiu para briga. Os torcedores do Santa Luzia entraram na discussão, fazendo com que a Ilha do Retiro se transformasse em um campo de batalha.

A partir disso, quem estava na Ilha do Retiro pôde acompanhar um show de horrores. Uma briga regada a socos, pontapés e pedradas, envolvendo cerca de 80 pessoas, resultou em três pessoas feridas, a depredação da entrada do Ginásio Marcelino Lopes e de um veículo.

A polícia, que deveria, mas não faz a segurança dos jogos do Campeonato Participativo de Futebol Feminino, demorou cerca de 15 minutos para chegar ao local. Tempo suficiente para que a confusão aumentasse.

Quando chegou a primeira das dez viaturas que estiveram no local, algumas jogadoras do Santa Luzia tentaram fugir, mas foram detidas pelos policiais. Neste intervalo de tempo, Bruno Angeiras agrediu, na frente dos policiais, o técnico em refrigeração Marcos Batista, que foi levado para o HR pelos próprios policiais, já que o serviço de saúde de emergência da Prefeitura da Cidade do Recife, Samu, não atendeu aos inúmeros telefonemas feitos por pessoas que estavam no local e viram a gravidade da agressão.

O soldado Edson Ferreira, do 13º BPM, tentou conter Bruno Angeiras, que revoltado devido aos ferimentos sofridos pelas pedradas, partiu, também, pra cima do policial. Acuado, o PM sacou o revólver ameaçando atirar no treinador. “Atire, atire”, esbravejou Bruno.

O impasse só foi resolvido após a chegada do reforço policial, nove viaturas. Cerca de 25 pessoas foram levadas para a Delegacia do Cordeiro. O sargento Ubirajara, responsável pela operação na Ilha do Retiro, abriu uma exceção ao treinador leonino, que foi em seu próprio carro para a delegacia. Regalia não permitida para os outros detidos na confusão. Segundo o delegado Fernando Moreira, será aberto um inquérito para que todos os envolvidos no tumulto sejam ouvidos.

Dentro de campo não foi diferente. O jogo entre Sport e Santa Luzia, válido pelo Grupo B, foi marcado pela violência. No primeiro tempo, a árbitra Karina Marques foi agredida, após expulsar as jogadoras Cláudia Rosimeri e Juliana Carla, do time da Torre. Ao fim, uma tremenda surra no placar, 9×0 para as rubro-negras, que se classificaram para a próxima fase na primeira colocação do grupo. Os gols da partida foram marcados por Michele, Suzana (2), Francismara (2), Michele Dionizia (2) e Alexsandra (2).