Com tempo de sobra, jogadores se cuidam para pré-temporada

Raramente um jogador de futebol consegue tirar 30 dias de férias. Os jogadores do Sport foram mais além e ficaram de ‘pernas para o ar’ durante 45 dias. Após tanto tempo parados, a meta agora é queimar a gordurinha adquirida durante o repouso numa rotina de corridas. Este trabalho serve como uma espécie de preparação para a pré-temporada, algo raro no futebol brasileiro. “Estamos fazendo um trabalho de readaptação, com corridas diárias contínuas de 40 minutos. Isso ajudará a baixar o peso e o percentual de gordura corporal, sem contar que é um bom treinamento cardiorrespiratório”, diz o fisiologista Inaldo Freire.

O trabalho exclusivo na parte física continua até amanhã para os 15 jogadores que estão na Ilha. A partir de segunda-feira, serão também introduzidos treinos técnicos comandados por Heriberto da Cunha. “Quando todo o grupo estiver contratado, faremos exames e testes mais detalhados para apurar a real capacidade física de cada um”, conta o preparador físico Edvaldo Júnior, Tacão. “Esse grupo vai estar bem ‘alicerçado’ na pré-temporada e, como os outros jogadores que serão contratados ainda estão jogando (nas Séries A e B) não teremos problemas em condicioná-los, apesar da heterogeneidade do grupo”, afirma.

O experiente zagueiro Sílvio Criciúma nunca passou tanto tempo parado. “Confesso que não gostei da experiência. Perde-se o ritmo, as crianças ainda não estão de férias e não se pode curtir em família”, explica. O Sport parou cedo por ter sido desclassificado (17º lugar) no fim da 1ª fase, dia 25 de setembro. “Estou treinando para entrar em forma e cumprir meu contrato”, revela o ‘xerifão’, que tem boas chances de renovar com o Leão para a próxima temporada. “Ainda não conversamos por causa do processo sucessório, mas tenho intenção em ficar.”