Bivar define a sua chapa esta tarde

Vinte dias após entrar na disputa para a presidência do Sport pela chapa da situação, Luciano Bivar define em reunião, hoje à tarde, o seu grupo de trabalho para o biênio 2005/2006. A peça-chave no processo eleitoral passou a ser o aguardado nome do vice-presidente de futebol, o responsável pela formação do time no ano do centenário do Leão. A depender do ocupante do cargo (leia-se, se for Homero Lacerda), o único candidato da oposição, o empresário Marcílio Ferreira abandonaria a disputa, abrindo caminho para a aclamação da volta de Bivar, algo inimaginável há cerca de um mês quando o próprio Bivar se esquivara da missão. Hoje, Marcílio também se pronunciará sobre o futuro de sua candidatura.

Homero Lacerda será novamente convidado para a vice-presidência de futebol. Há duas semanas, Homero não aceitou e reiterou sua decisão sempre que foi procurado. Mas a pressão de grandes lideranças – que costuram uma coalizão na Ilha – é tão grande que ele pode não suportar. “Acredito que Homero vai rever a sua posição. Ele tem sido chamado de ‘fujão’ por alguns torcedores e isso não é justo com quem tem tanto crédito dentro do Sport. O momento é de convocação e, na minha opinião, ele tem mais de 90% de chance de aceitar”, arrisca Sílvio Guimarães, um dos principais articuladores da chapa situacionista.

No entanto, caso Homero opte por manter a sua decisão, ele não se afastará do clube. Pedirá para chefiar uma espécie de coordenadoria de futebol. Harlan Gadelha passaria a ser a ‘bola da vez’ para a vice de futebol. O atual presidente do clube, Severino Otávio, o Branquinho, assumiria a presidência do Conselho Deliberativo. A dúvida é quanto ao vice de Branquinho, uma vez que Homero teria vetado Wanderson Lacerda, mesmo com a indicação de Bivar.

Outros nomes fortes na chapa da situação são o de Guilherme Albuquerque, Sílvio Guimarães – um deles ocuparia a vice-presidência do executivo –, Gustavo Dubeux, Genivaldo Cerqueira, Luciano Monte e Lúcio Jatobá, em cargos ainda a serem definidos. Todos eles foram lembrados numa reunião entre Homero e Branquinho.

Vale lembrar que, segundo o Estatuto do clube, toda chapa tem até dez dias antes da eleição para se inscrever. Como a eleição é em 16 de dezembro, o prazo-limite é a próxima segunda-feira, dia 6.