Bertini e Homero desistem. Oposição e Situação desfalcados

A vinte e oito dias da eleição para a presidência do Sport Club do Recife, duas desistências oficializadas ontem devem mudar o panorama do pleito rubro-negro. A primeira foi do mais forte candidato da oposição, Alfredo Bertini, que saiu da disputa, alegando “falta de democracia na condução do processo eleitoral”. A outra tem um impacto maior, por ser considerada uma surpresa na chapa da situação: Homero Lacerda não aceitou ser o vice-presidente de futebol da chapa encabeçada por Luciano Bivar. A sensação que se tem é que tanto a oposição, quanto a situação saem enfraquecidas.

O efeito desse enfraquecimento já pôde ser sentido ontem à tarde. Pela primeira vez desde que aceitou comandar a chapa, Bivar não falou com a convicção que se exige de um candidato com a sua força dentro do clube e frente a outras lideranças. Em entrevista a uma rádio da cidade, disse haver muitos detalhes a serem esclarecidos para que aceite disputar a presidência. O fato concreto é que até agora nenhuma das sete pré-candidaturas – já excetuando-se a do desistente Bertini – se inscreveu oficialmente.

Fontes do clube informam que a decisão de Homero não foi bem digerida pela cúpula leonina, que vai tentar levá-lo para a chapa. Na próxima terça-feira, chefiado por Bivar, um grupo de rubro-negros tentará convencer Homero a participar do futebol. O encontro vai demorar porque Bivar viaja hoje e só volta na próxima semana.