Basquete – Sport conquista a Copa Brasil/Nordeste

O Sport/Maurício de Nassau venceu o CETAF/ES por 84×60, ontem, na Ilha do Retiro, e sagrou-se campeão da IX Copa Brasil/Nordeste de Basquete Adulto Masculino. Com o título, o Leão garantiu vaga na Supercopa, que acontece em Brasília entre os dias 24 e 28 deste mês, reunindo os campeões regionais e credenciando o vencedor e o vice para a Liga Nacional em 2005.

“Vencer a competição foi importante, mas agora temos que preparar o time para a Supercopa, onde jogaremos contra equipes mais fortes, que possuem um nível de basquete mais elevado”, ressaltou o técnico leonino, Rildo Acioly.

O Sport já entrou em quadra com o título praticamente assegurado, pois a equipe capixaba perdeu inesperadamente para o Nosso Clube/SE por 69×67 e para levar a taça precisava ganhar dos rubro-negros por uma diferença superior a 30 pontos.

Em busca dessa diferença, os capixabas começaram o jogo imprimindo muita velocidade. O primeiro tempo acabou em 39×28 para os leoninos. Na etapa complementar, aos poucos, o Sport foi desenvolvendo seu jogo, utilizando bastante o ala/pivô Xuxa, cestinha da partida com 29 pontos, e os arremessos do ala Igor. Em uma noite bastante inspirada, o jogador anotou 26 pontos, sendo 24 através de bolas de três pontos. De 10 tentativas, Igor acertou 8 bolas da linha dos três. “Eles abriram espaço e graças a Deus as bolas caíram”, disse o atleta.

Como não estavam conseguindo o resultado positivo, os capixabas foram ficando nervosos e passaram a ser penalizados com faltas técnicas. O Sport não desperdiçou as oportunidades e garantiu a vitória por 84×60.

“A vantagem de poder perder por uma boa diferença nos deu tranqülidade para trabalhar bem as jogadas”, disse o ala/armador Gustavo Showbol. Agora, os leoninos se concentram para tentar ficar entre os dois primeiros da Supercopa e levar o Sport, pela primeira vez, à Liga Nacional.