Aos poucos, atletas leoninos readquirem a forma física

Férias são uma maravilha para qualquer pessoa. Para jogadores de futebol, que passam o ano todo às voltas com treinos, viagens cansativas e correrias sem fim nos campos do Brasil, são algo superior. Mas é nesse período que os atletas engordam, perdem massa muscular e têm seu condicionamento físico reduzido. Com os jogadores do Leão não aconteceu diferente, e é aí que entra o trabalho de readaptação, realizado pelo preparador físico Edvaldo Júnior (Tacão).

Para minimizar os efeitos de 45 dias de descanso – o Sport foi desclassificado da Série B no fim de setembro, e a direção achou melhor aumentar o período de férias –, foi indicado aos atletas que fizessem exercícios extras. Só por desencargo de consciência, pois dificilmente todos seguem à risca.

Com tempo de sobra até o dia 16 de janeiro, início do Pernambucano, Tacão ri à toa. “Geralmente é difícil tanto tempo para trabalhar. Por isso, começamos com exercícios de longa duração, para os atletas queimarem gordura e melhorar a parte aeróbica”, diz o preparador.

Um trabalho bem feito pode render um ano sem sustos. Ou seja: dificilmente as contusões musculares vão estourar no elenco.

Como nem tudo é perfeito, atualmente, apenas 15 atletas estão participando do início dos trabalhos. São esperados mais 12 novos jogadores, que aportarão na Ilha do Retiro, em níveis diferentes de condicionamento físico. A solução? “Juntaremos os dois grupos e faremos uma pré-temporada, intensificando a carga de trabalho, a fim de deixá-los mais homogêneos”, diz.

Todo o trabalho com o elenco, além de monitorado pelo fisiologista Inaldo Freire, é feito com equipamentos modernos. Um deles, o de espirometria, identifica, com segurança, a real condição física do atleta.