2005 já começou no Sport

O elenco que terá a responsabilidade de levar o título do centenário para a Ilha do Retiro, no Campeonato Pernambucano de 2005, começa a ser formado esta semana. O presidente do Sport, Severino Otávio, Branquinho, encarregou o técnico Heriberto da Cunha de elaborar uma lista de jogadores com seus respectivos preços para, assim que o treinador voltar de São Paulo – provavelmente na quarta-feira -, começar as negociações com os atletas.

E a diretoria leonina terá bastante trabalho pela frente. Afinal, com o desmonte da equipe que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, logo após a eliminação na primeira fase, sobraram apenas, no plantel leonino, o goleiro Maizena e o volante Cleisson, além de algumas pratas da casa.

“Vou avaliar alguns garotos do clube para, a partir daí, saber quais as posições mais carentes. Mas será necessário contratar, pelo menos, 11 jogadores, um para cada posição”, previu, ontem, Heriberto. Ele havia marcado sua volta da capital paulista para a semana passada, mas preferiu prolongar sua estada para fazer mais algumas observações.

Sobre os pretendidos, o técnico não quis adiantar nada. Ele sequer confirmou se, na relação que está elaborando, estão incluídos o meia Jackson (Ituano), o zagueiro Gaúcho e o lateral Carlinhos (ambos no Atlético/MG). Os três já jogaram pelo Sport e, especula-se, poderiam aportar de volta na Ilha, para a próxima temporada.

Em entrevista, ontem, a uma rádio local, Gaúcho mostrou interesse em voltar a defender as cores do Leão, mas negou que tenha havido qualquer contato por parte da diretoria do clube pernambucano. “É meu time de coração e é claro que gostaria de voltar. Mas só vou tratar disso depois do Brasileiro, pois o Atlético está passando por um momento difícil e estamos concentrados apenas em escapar da Segunda Divisão”, explicou o zagueiro.

Com a vinda ou não dos três, Heriberto espera ter o novo grupo na mão até o início de dezembro, apesar de considerar a meta “quase impossível”. “É muito difícil trazer tantos jogadores em apenas um mês. Mas seria o ideal”, disse ele.

Com a pressa em contratar, Branquinho pode não esperar pela definição do nome que encabeçará a chapa da situação nas eleições presidenciais do Leão, em dezembro. Ele se reunirá hoje pela manhã com o ex-presidente Luciano Bivar e amanhã, às 17h, discutirá com lideranças do clube a possibilidade de apoiar um entre cinco nomes: Aloysio Monteiro, Marcos Belfort, Marcílio Ferreira, Alfredo Bertini e um quinto, que vem sendo mantido em sigilo.

Ontem, o vice-presidente executivo do Rubro-negro, Guilherme Albuquerque, afirmou se tratar de um profissional autônomo e que já passou pela diretoria do Sport.