José Antônio é a bola da vez do grupo Wandercista

Mais um pré-candidato à concorrida presidência do Sport no ano do centenário está perto de ser apresentado. O grupo do ex-presidente Wanderson Lacerda vem costurando nos bastidores o lançamento de José Antônio Alves de Melo, que já presidiu o Leão no biênio 1981/82 e foi o homem forte do futebol na gestão do próprio Wanderson (1991/96).

Nesse caso, os papéis ficariam invertidos, com a ida de Lacerda para o futebol. O surgimento do nome de José Antônio no lugar de Wanderson também se dá pelo alto índice de rejeição deste último, cuja administração ainda é alvo de denúncias de irregularidades em negociações de jogadores. Todas as acusações foram feitas pelo grupo do também ex-presidente Luciano Bivar.

Quanto aos pré-candidatos que já estão em campanha, Alfredo Bertini soltou o verbo contra as últimas declarações de seu futuro adversário, Aloysio Monteiro. Em emissoras de rádio, Aloysio defendeu que o presidente rubro-negro para o centenário precisa ter ‘bagagem’ como dirigente do clube, característica que, segundo ele, nenhum dos atuais pretendentes tem – além do próprio Bertini, Harlan Gadelha, Ademar Rigueira, Marcos Belfort e Marcílio Ferreira.

“É lamentável que os candidatos sejam tratados dessa forma leviana. O Sport precisa de renovação e oxigenação e não de pessoas que fazem do clube uma extensão da própria casa”, alfinetou.

Bertini também admitiu que a união no Sport é impossível, mesmo com vários dirigentes defendendo um candidato de consenso. “Os grupos no Sport são muito heterogêneos. O que se pode trabalhar é uma união em torno de idéias”, pontuou. Essa ‘união’, de acordo com Bertini, foi o que fez o atual presidente, Severino Otávio, vencê-lo na eleição de 2002. “Fui derrotado por uma conversa de união que nunca existiu”, afirmou.

Um dos que ainda defendem essa união é outro ex-presidente. Sílvio Pessoa, que comandou o clube em 1973/74, sugere uma consulta aos grandes rubro-negros para se chegar a um nome comum. Inclusive, ele até conversou com o atual vice, Guilherme Albuquerque, pois o considera um bom candidato. “Seria um bom nome para unir, mas ele disse que sua vida profissional e pessoal ficaria muito prejudicada.”