Homero e Branquinho: rota de colisão

A eleição do Sport, em dezembro próximo, pode marcar o rompimento político do presidente executivo, Severino Otávio, com o ex-presidente Homero Lacerda. Há duas semanas, Homero confirmou que vai lançar uma chapa como candidato à presidência do Conselho Deliberativo, tendo o ex-deputado Harlan Gadelha para a presidência executiva. Mas como até o momento Severino Otávio não sinalizou apoio a Homero, seu silêncio já começou a ser interpretado nos bastidores da Ilha como uma possível rejeição à chapa do velho aliado.

Ontem, Severino Otávio não quis se adiantar sobre o nome que vai apoiar na eleição rubro-negra. Mas prometeu que daqui a uma semana – na próxima sexta-feira – vai tomar uma decisão contundente. É provável que ele, finalmente, anuncie seu preferido para disputar a eleição rubro-negra. Dependendo da escolha, o rompimento estará referendado.

Como não haverá mais antecipação do pleito para a segunda semana de novembro, o presidente vem ganhando tempo para continuar as conversações com o objetivo de lançar um nome que agrade à maioria das lideranças.

“Minhas conversas estão chegando ao fim. Estou querendo resolver essa situação”, afirma. Branquinho, na verdade, está tentando recuperar o controle do processo sucessório. Como nunca se viu na Ilha do Retiro, a cada dia, devido à instabilidade na condução da fase pré-eleitoral, surgem novos candidatos.