Estadual 2005 terá mais visibilidade

Durante seguidos anos, a Federação Pernambucana de Futebol testou diversas fórmulas para tentar aumentar a freqüência de torcedores aos estádios. Em 2003, chegou até a esticar ao máximo o Campeonato Pernambucano, realizando-o em seis meses e atrapalhando os próprios times. Ontem, a entidade resolveu mudar de foco, apresentando o regulamento do Estadual 2005, repetindo o deste ano, e apostando numa maior visibilidade, em parceria com a Rede Globo.

O Pernambucano 2005 será realizado em dois turnos, com a participação de dez equipes. O início está previsto para o dia 16 de janeiro. Se houver necessidade de jogos extras, a competição se encerrará no dia 17 de abril.

A fórmula enxuta, proposta pela FPF, com o consentimento da Rede Globo, foi aprovada por unanimidade pelos clubes. Os jogos estão previstos para as quartas-feiras e domingos. “Eventualmente haverá partidas aos sábados”, adiantou o diretor de programação da emissora, Jota Raposo.

A Rede Globo, que comprou o Campeonato Pernambucano até 2007, prevê transmissões nas noites de quarta e nas tardes de domingo. O sábado fica reservado para a TV por assinatura Sportv. “A intenção da Sportv é ter todo dia um jogo de um campeonato diferente. Um dia vai transmitir o Paulista, no outro o Mineiro, o Gaúcho e o Pernambucano”, ressaltou Raposo, acrescentando que os clássicos estarão disponíveis apenas no sistema pay-per-view, com exceção da decisão do Estadual, que será aberta e retransmitida pela Globo Internacional para todos os continentes.

Raposo não informou o valor da negociação, nem quanto cada clube irá receber, mas disse que as equipes que chegarem às finais terão cota maior. A Federação também não quis divulgar os valores. O Estadual 2004 foi vendido por cerca de R$ 1 milhão.

A tabela do Estadual 2005 será divulgada em duas semanas, de acordo com o diretor técnico da FPF, João Caixero. A primeira rodada, no domingo 16 de janeiro deve seguir a fórmula dos anos anteriores, com o campeão e o vice enfrentando as equipes recém-promovidas da Segunda Divisão: Náutico x Vitória, Santa Cruz x Ypiranga, Sport x Petrolina, Itacuruba x Manchete (antigo Recife) e Serrano x Porto. O mando de campo, no entanto, ainda não está definido.

No primeiro turno, todas as equipes jogam entre si, em partidas de ida. O returno será a volta. Quem fizer maior número de pontos sagra-se campeão de cada turno. Os vencedores de cada turno decidem a competição em dois jogos extras.