Basquete – Sport disputa a Copa Brasil/NE

A novela da Copa Brasil/Nordeste de Basquete Adulto Masculino terminou. Depois de ter estourado o prazo inicial para o começo da competição que classifica o campeão para a Super Copa Brasil, a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) definiu, no último fim de semana, numa reunião, em Salvador, que o torneio será definido no mesmo formato do ano passado: um circuito de três dias. A novidade é que a sede será o Recife e a chave terá apenas quatro equipes, sendo o Sport o representante do Estado.

Até setembro, só duas equipes haviam se inscrito. Assim, a CBB não conseguiu montar a competição no formato que estabelecera. “Até o ano passado, essa competição acontecia dessa mesma forma, possibilitando que os times contratassem jogadores e montassem uma equipe forte para jogar apenas um ou dois meses. Eram os times de aluguel”, disse o presidente da Federação Pernambucana de Basquetebol, Roberto Dornellas. “Nós conseguimos mudar isso, fazendo uma competição mais extensa, forçando os clubes a montar times competitivos para uma temporada toda. Só que ninguém se inscreveu. Não dava mais tempo”, argumentou.

Agora, o Regional terá Sport e um representante da Bahia, do Espírito Santo e de Sergipe. “Equipes tradicionais que sempre participaram da competição como as da Paraíba, Alagoas, e o Fortaleza, atual campeão, ficaram de fora”, salienta Dornellas.

Segundo o vice-presidente de esportes amadores do Sport, Aluísio Monteiro, o problema é que as equipes ficaram sem condições financeiras para bancar uma competição mais extensa. “Não tivemos inscritos, assim voltamos ao formato original. Ficou um pouco melhor para o Sport porque o rival tradicional, o Fortaleza, ficou fora. Mas o Espírito Santo tem uma equipe forte, com alguns reforços”, avaliou.

A data para a realização da competição ainda não está confirmada, mas o Sport, clube mandante, vai sugerir o período de 13 a 15 de novembro. “Quem vencer, disputa a fase nacional, de 24 a 30 de novembro, cujo campeão e vice jogarão a Liga Nacional”, explicou Aluísio.