Zé Joaquim lança seu nome na Ilha

A eleição é o assunto que já monopoliza as atenções na Ilha do Retiro desde ontem. E as declarações de José Joaquim, também ontem, em uma das rádios do Recife, praticamente sacramentaram a sua candidatura à presidência do Sport Clube do Recife. O ex-vice-presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e do próprio Leão ainda se disse contrário à idéia de antecipar o pleito rubro-negro, uma vez que isto iria infringir o estatuto social do clube.

Diante deste posicionamento, o ex-presidente Homero Lacerda, campeão brasileiro em 1987, deve finalmente decidir hoje, ou mais tardar, amanhã, se também se lançará ao maior cargo executivo do clube. Porém, o pronunciamento de Joaquim, praticamente força Homero a se posicionar. O dirigente tem declarado que deseja voltar ao comando leonino, embora não tenha anunciado, oficialmente, sua candidatura.

Ele teria pedido um maior prazo a fim de dialogar com as lideranças rubro-negras, antes de tomar a sua decisão. A intenção é de que Luciano Bivar aceite o cargo de presidente do Conselho Deliberativo, mas até agora Bivar não se mostrou muito disposto a compor a chapa, em função de seus negócios e de sua atividade parlamentar. Outros dois candidatos que já se lançaram no processo sucessório da Ilha do Retiro: o empresário Alfredo Bertini, que concorreu na última eleição, e o advogado Marcos Belfort.