Torneio Celpe entra na fase principal, com profissionais

O Torneio Celpe de Tênis, ex-Semana da Pátria, entra na reta final, hoje, com o início dos jogos da chave principal entre os profissionais. Ontem houve o qualifying, classificando os últimos tenistas. Agora, 32 atletas de todas as partes do País lutam pelo título, que vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis. Os duelos começam às 17h, no Sport.

Uma das estréias mais esperadas é a do cabeça-de-chave n° 1, o goiano Ronaldo Carvalho, vice-campeão do Torneio Celpe, em 2000. Ele é favorito para o duelo com o paraibano Mirko Perkusich. Aos 25 anos, Carvalho ocupa a posição de número 11 no ranking nacional e é o 440º do mundo, segundo a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Entre os atletas da casa, dois têm estréia marcada para hoje. Às 17h, Antônio Carlos Nascimento faz um clássico regional com o baiano Píer Marco Pieracciani. Às 18h30, será a vez de Jaime Viana entrar em quadra, quando enfrentará um adversário a ser definido pelo qualifying. Pernambucano, mas inscrito na CBT pela Federação Mineira, Helson Davi, que venceu a competição de duplas, ao lado de Luciano Silva – joga às 20h com o paulista Daniel Dutra.

Outros jogos do dia: Marcelo Paungartner/SC x José Renan Rodrigues/SP, Leandro Gravena/SC x Vitorino Rocha/SP, João Felipe Tinoco/RN x qualifying 1, Bruno Falcão x qualifying 2.

A primeira rodada de simples será completada com outros oito jogos amanhã, com destaque para a estréia do cabeça-de-chave n° 2, Alessandro Camarço/SP, que enfrentará Leo Spinks/BA.