Mais uma humilhação, Sport 0 x 1 Anapolina

Coube à Anapolina, ontem, em plena Ilha do Retiro, acabar com todas as pretensões de classificação do Sport à próxima fase da Série B do Campeonato Brasileiro. Os goianos se aproveitaram de mais uma má jornada do Leão, vencendo o embate pelo placar mínimo, gol do atacante Itaparica, ainda no primeiro tempo. Se serve de consolo, num time quase todo apático, além de Cleisson, salvou-se Diego, de 17 anos, que entrou perto do fim do encontro, e mostrou qualidade no setor de criação da equipe.

Com 28 pontos, e na 14ª posição, o Sport pode encerrar a competição, caso vença o Paulista, em Jundiaí, São Paulo, na última rodada, na 11ª colocação. Se for novamente derrotado, um resultado provável de acontecer, por jogar fora de casa e o Paulista estar na briga direta pela classificação, pode fechar sua participação na Série B, deste ano, na 18ª posição, portanto, sem possibilidades de ser rebaixado.

Com um time remendado em todos os setores – nas últimas duas semanas, cinco atletas deixaram o clube para jogar na Série A –, o Sport não mostrou um futebol diferente de outras ocasiões. Repetiu a lentidão e o toque de bola sem qualidade e improdutivo que colocaram o clube na atual situação. Nem mesmo a garra, tão esperada, apareceu, para desespero dos pouco mais de 2.500 torcedores que cumpriram a missão de assistir à última partida do Leão nos seus domínios, este ano, no Brasileiro.

Tendo pela frente um time mediano, o Sport não foi agressivo o suficiente para sufocar o rival e tentar a vitória. Ao contrário, nos contra-ataques, os goianos mostravam-se sempre perigosos. Aos 13 minutos da primeira etapa, Itaparica acertou um belo chute da intermediária, sem defesa para Maizena. Era o gol da vitória da Anapolina.

Ainda neste tempo, Canela foi lançado na área, dividiu a bola com o goleiro Hernandes, e terminou levando a pior, não conseguindo estufar a rede. Logo depois, foi a vez de Leozinho tentar, de fora da área, mas sem sucesso. A bola passou rente à trave esquerda de Hernandes.

O jogo começou quente, na etapa final, mas para o lado dos adversários dos rubro-negros. Aos três, por pouco Cacá não aumenta o escore. Maizena, como em tantas outras vezes na competição, salvou o time da Ilha. A resposta do Sport veio através de Danilo Santos. Rodrigo cruzou na pequena área, mas o atacante errou o chute bisonhamente.

Aos 25, o garoto Diego entrou em campo. Com passes precisos e dribles desconcertantes, tentou de todas as maneiras levar o Leão ao ataque. Mas, como em outras jornadas, o Sport não teve forças para virar a partida.