Grupo se mobiliza para lançar Homero

Com a eliminação do Sport na Série B do Campeonato Brasileiro, um grupo já se mobiliza para lançar Homero Lacerda como candidato à presidência do clube. Mesmo faltando ainda três meses para o pleito. Seria o segundo postulante ao cargo no ano do centenário rubro-negro. O primeiro pré-candidato, o advogado e ex-dirigente Marcos Belfort, no entanto, abre mão se Homero for mesmo concorrer na eleição.

E Homero, mesmo sem garantir que irá concorrer, já surge como nome mais forte. Um conselheiro afirmou que o lema da militância será “o homem que deu o título mais importante da história do Sport na presidência no centenário”. Uma alusão à conquista do Campeonato Brasileiro de 87, quando Homero Lacerda era presidente do clube.

Nesta semana, Homero se reuniu com colaboradores no restaurante Spettus para tratar das eleições municipais. Aproveitou o encontro, que teve vários rubro-negros, como os ex-dirigentes Flávio Koury, Carlos Frederico, Fernando Samico e Irajá Borges, além de seu fiel escudeiro Valdomiro Santana, para tratar do assunto eleição na Ilha.

Saiu de lá feliz com o apoio e deixou a entender que pode voltar à presidência do clube. Há três meses, em entrevista ao JC, Homero abriu a possibilidade de voltar ao cargo que ocupou no biênio 87/88. Para ele, o maior empecilho era sua esposa, mas que já estava aceitando a missão. “Ela estava lá e viu quanto Homero é querido. E já deu aval para ele concorrer”, afirmou um militante, que preferiu não se identificar.

Embora Homero Lacerda ainda não tenha aceitado publicamente concorrer ao cargo, já começou as negociações para formar a chapa. Fala-se no ex-diretor de futebol Sílvio Guimarães para ocupar a vice-presidência. E Luciano Bivar na presidência do Conselho.

O atual vice-presidente executivo, Guilherme Albuquerque, seria candidato natural, mas dificilmente terá apoio, como situacionista, devido à má campanha do time ao longo de todo ano de 2004. Ele, no entanto, também é cogitado para ser vice na chapa de Homero.

A atual direção prefere não falar em eleição. “Acho que a gente não pode falar nisso agora. Faltam ainda três meses”, disse o diretor de futebol Otávio Coutinho. “A diretoria só irá tratar disso após o Campeonato.”