Estatuto proíbe antecipar as eleições

Com o empate diante do CRB e a praticamente definida eliminação na Série B do Brasileiro, sócios e conselheiros do Sport começam a pedir a antecipação das eleições no clube, para que a formação do time do centenário ocorra de forma organizada, ao contrário do que ocorreu este ano. A mudança, no entanto, não será tão fácil assim.

O estatuto rubro-negro proíbe a antecipação de eleições. Para o pleito, que está previsto para a segunda quinzena de dezembro, ser realizado no fim deste mês ou em outubro, como querem, deve-se mudar o regimento do clube. Para isso, é preciso que se forme uma Comissão Especial para alterar o estatuto. Isso ainda passaria pelo Conselho Deliberativo.

A mudança torna-se inviável, devido à política do clube. Rachado, o Sport não tem um nome de consenso, embora Homero Lacerda seja o preferido por torcedores e sócios. O presidente Severino Otávio, Branquinho, que perde força com a fraca campanha do time em 2004, ainda não escolheu quem apoiará.

Na verdade, já há articulações. Além do nome de Homero ter sido levantado por um grupo de ex-dirigentes, e que contaria com o apoio de Luciano Bivar, o bloco liderado por José Antônio Alves de Melo e Wanderson Lacerda também não descartou a possibilidade de disputar o pleito – o escolhido seria Guilherme Albuquerque, com Pedro Lacerda na vice.

Embora já tenha jogado a toalha em relação às chances de classificação na Segundona, Branquinho só quer falar em eleição após o término da participação do time na competição.

Caso as eleições não sejam antecipadas, caberá à atual direção o início das negociações para reformulação do time, mesmo que seus componentes não estejam cogitados para a diretoria que comandará o clube no centenário.

Quanto ao time, voltou aos treinamentos ontem pela manhã. Cabisbaixos, os jogadores prometeram empenho nos dois jogos restantes.