E haja matemática na Ilha

A Ilha do Retiro não tem nada a ver com produções cinematográficas, mas o momento vivido na Praça da Bandeira é de colocar inveja em um dos filmes americanos mais vistos pela população mundial: Missão Impossível. Tudo porque para obter a classificação à próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série B, o Sport precisa fazer sua parte e torcer para que nada mais nada menos que cinco adversários diretos tropecem na competição. Atualmente, o Rubro-negro é o 12º, com 28 pontos, e só pode chegar a 34 pontos.

Primeiramente, é preciso vencer a Anapolina, sexta-feira, na Ilha do Retiro, e depois o Paulista, dia 25, em Jundiaí. Depois de fazer sua parte, é necessário torcer para que Paulista, Santa Cruz, Caxias, Portuguesa e Marília escorreguem nas duas rodadas restantes. Se essa improvável combinação de resultados acontecer, o Sport estará classificado.

Um desses cinco adversários ainda vai jogar contra o Sport – o Paulista. O time de Jundiaí ainda enfrenta o Bahia, em Salvador. O Santa Cruz pega o Mogi Mirim, em São Paulo, e encerra a participação na primeira fase contra o Santo André, no Arruda. O Caxias vai a Natal enfrentar o América/RN e depois joga contra o América/ MG, em casa. A Portuguesa vai ao Paraná jogar contra o rebaixado Londrina e depois pega o Fortaleza, no Canindé. Para finalizar a “vuduzada”, é preciso torcer contra o Marília, que joga contra o Fortaleza, no Ceará, e depois joga em casa contra o Londrina.

“Eu continuo acreditando. Ficou mais difícil depois do empate contra o CRB, mas vamos em busca de duas vitórias e depois ver o que vai dar no final”, disse o zagueiro e capitão Silvio Criciúma. “No futebol, tudo é possível. Temos que continuar tentando. Ainda temos chances e vamos atrás dela”, disse o técnico Heriberto da Cunha.

A grande dificuldade no Rubro-negro pernambucano é buscar motivação para as duas rodadas restantes. “Só o fato de jogar no Sport é motivante. As coisas complicaram para o nosso lado, mas é preciso buscar forças nessas horas. Antes de ficar torcendo contra os outros, temos que fazer a nossa parte”, disse o goleiro Maizena, que salvou o Leão em pelo menos quatro lances no empate diante do CRB/AL. Em compensação, o presidente Severino Otávio, o Branquinho, já jogou a toalha. “Não acredito que com 34 pontos um time consiga se classificar”, afirmou.

De acordo com o site Chance de Gol (www. chancedegol.com.br), o Sport tem apenas 3,1% de chances de se classificar entre os oito melhores. O mesmo site diz que o Leão tem a possibilidade mínima de 0,1% de ser rebaixado à Terceira Divisão.