Clima de fim de festa na Ilha do Retiro

A derrota da sexta-feira passada na Ilha do Retiro para a Anapolina (1×0) sepultou de vez a remotíssima chance de classificação dos leoninos que, pelo menos, não passarão o vexame de despencar para a Terceirona. O Sport, que ocupa o 14º lugar, com 28 pontos, ‘cumpre tabela’ contra o Paulista, em Jundiaí, na última rodada, sábado, podendo chegar até o 12º posto. E na pior das hipóteses, cai para o 18º, apenas um acima da zona de rebaixados.

O grupo está reduzido. No início da Série B, eram 38 jogadores. Agora, são apenas 20: Maizena e Igor (goleiros), Ademar, Julinho e Rodrigo (laterais), Sílvio Criciúma, Marcão, Edgar, Adeílson e Clécio (zagueiros), Cleisson, Elder, Everton e Hélcio (volantes), Alessandro Azevedo, Canela, Diego e Leozinho (meias), Danilo Santos e Danilo Goiano (atacantes). Cleisson já deu a entender que não quer ficar. “Do elenco, só se salvam cinco. 80% desse grupo é moleque”, desabafou o diretor de futebol Domingos Filho.

Poucos jogadores permanecerão – os pratas da casa e dois ou três de fora – para a próxima temporada, que marcará o simbólico Centenário do Leão. Mas a decisão só será tomada quando a nova diretoria assumir o comando do clube no biênio 2005/2006. Por falar nisso, o presidente Severino Otávio só deflagará o processo eleitoral, após o dia 25. Com a ausência do Conselho Deliberativo solicitará uma Assembléia Geral visando à antecipação do pleito que conta oficialmente com a candidatura de Alfredo Bertini. A de Homero Lacerda deve ser lançada hoje.

Voltando ao campo, o técnico Heriberto da Cunha terá dois desfalques: o zagueiro Sílvio Criciúma e o atacante Danilo Santos, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. No lugar de Santos, deve atuar improvisado o meia Canela. Em compensação, Heriberto poderá contar com o lateral-esquerdo Julinho e com o zagueiro Edgar, após a suspensão.

“Essa derrota foi o retrato de um ano infeliz. Fomos para o jogo acreditando num milagre (a classifcação) que não aconteceu. Acho que o único mérito que tivemos este ano foi ter nos livrado do rebaixamento”, diz Sílvio Criciúma, após seu último jogo oficial do ano.

O vice-presidente de futebol Ricardo Brito fez o mea-culpa “Tivemos uma temporada horrível e a responsabilidade por isso é do departamento de futebol e não me eximo da responsabilidade. (O técnico) Luís Carlos Ferreira veio e não deu certo, contratamos Heriberto que, pelo menos, tirou o time da 3ª Divisão.” Hoje o time volta a treinar.