Bertini quer ser a terceira via

O conselheiro Alfredo Bertini tenta emplacar uma terceira via nas eleições do Sport, previstas para a segunda quinzena de dezembro. Sua intenção é acabar com a polarização entre os dois principais grupos na Ilha do Retiro.

Ele é o segundo rubro-negro a lançar candidatura à presidência do clube, que completará 100 anos de fundação no dia 13 de maio de 2005. Antes dele, o advogado Marcos Belfort já havia definido sua candidatura. Um grupo também prepara o lançamento do nome do ex-presidente Homero Lacerda, que surge como o mais forte para a sucessão de Severino Otávio.

Mas, o economista Alfredo Bertini, de 43 anos, quer focar os grupos liderados por Wanderson Lacerda/José Antônio Alves de Melo e Luciano Bivar/Homero Lacerda. “Esses dois grupos se revezam há trinta anos na Ilha do Retiro”, reclama. “É preciso renovar o quadro de dirigentes”.

Além de criticar o comportamento dos últimos dirigentes, Bertini não concorda com a forma de administração que vem sendo aplicada. “O que há são vaidades, uma histeria pessoal. O Sport precisa de um projeto, de um rumo”, acrescenta, mostrando um plano de gestão para o biênio 2005/2006, o qual prevê modificações na estrutura organizacional, tentando tornar o clube mais profissional. “Qual o projeto de Homero? Qual o projeto de Wanderson?”, questiona.

E é justamente este plano de gestão que faz o conselheiro criticar a postura do atual presidente leonino, Severino Otávio, Branquinho, que pregou a união dos rubro-negros na sua gestão. “Ele disse durante a campanha que o plano era bom, mas não me procurou em nenhum momento. Infelizmente, não me chamou, não me ouviu”, desabafou. “Fiquei calado estes dois anos. Não fui uma vez sequer às rádios fazer críticas”, acrescentou.

Seu plano de gestão é baseado num tripé: idéias renovadoras, capacidade empreendedora e devolver ao Sport uma dimensão nacional. “Posso fazer isto tudo”, garante o economista, conhecido no Recife por ser o produtor do antigo Festival de Cinema, hoje Cine PE, Festival do Audio Visual.

Mesmo tendo consciência de que o futebol é o carro-chefe, ele não falou em grandes contratações. Disse que pensa primeiro em organizar o Sport. “Esta renovação não significa dizer que vão se excluir as lideranças. Preciso do apoio de todos”, disse, lembrando que espera acabar com o que chama “poço de vaidades” na Ilha.

Ontem, o presidente Severino Otávio disse que seu candidato seria o atual vice, Guilherme Albuquerque, que recusou.