Basquete – Copa Brasil/NE sofre adiamento

A Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) terá que resolver, até amanhã, o futuro da Copa Brasil-Nordeste da modalidade. Isso porque o torneio, que reúne equipes de sete Estados do Nordeste e do Espírito Santo, deveria ter começado no último fim de semana, mas com apenas três inscritos – entre os quais o Sport – teve seu início adiado, deixando a competição com prazos e formato indefinidos.

“O torneio sofreu uma mudança do ano passado para este. Agora as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta, aumentando o custo para os clubes que arcam com todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação”, explicou o presidente da Federação Pernambucana de Basquetebol, Roberto Dornellas.

Segundo Dornellas, a medida foi criada para evitar que os clubes montem equipes fortes apenas para a disputa de uma semana, como acontecia até o ano passado. “Você tinha times como o do Fortaleza que trazia estrelas nacionais para disputar a fase regional, durante uma semana, e só voltavam a jogar na fase nacional”, explicou. “Com a nova medida, as equipes têm que se manter, pelo menos durante dois meses.”

Além do Sport, indicado para representar o Estado por ser o atual campeão pernambucano, apenas uma equipe de Sergipe e uma do Espírito Santo fizeram sua inscrição em tempo hábil. “A CBB vai ter que reformular o sistema de disputas, antes montado para oito equipes. Não sei como vai ser, até porque, se nesse momento entrarem mais equipes não vamos mais ter tempo para todos os confrontos. Vamos correr o risco de ficar sem o quadrangular final”, afirmou Dornellas, lembrando que o campeão disputa a fase nacional, que classifica campeão e vice para a Liga Nacional.

“Enquanto eles não resolvem, nós ficamos nessa indefinição. Até os campeonatos estaduais ficam prejudicados. Como é que vamos montar as tabelas sem saber se o time vai estar na cidade ou não para jogar?”, avaliou o presidente.