Sport aposta no entrosamento

“Em time que ganha não se mexe”. A sentença futebolística é o melhor argumento do técnico Heriberto da Cunha para não fazer nenhuma mudança no Sport, para o jogo de hoje, contra o Joinville, na Ilha do Retiro, às 20h30, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Por mais que haja pressão pela escalação do atacante Danilo Santos – ele marcou o gol da vitória do Sport sobre o Fortaleza, depois de o Rubro-Negro ter sofrido o gol de empate, aos 46 minutos do segundo tempo –, o jogador deve ficar como opção para o decorrer da partida.

Como entrosar o Sport é a principal meta de Heriberto, escalar o mesmo time três jogos seguidos, é motivo mais do que suficiente para o treinador não se aventurar em mudanças. Isso, por outro lado, não quer dizer que o técnico não vá escalar os atletas que têm livrado o Sport de situações embaraçosas na competição.

“Os que estão no time percebem o crescimento técnico dos reservas. Eles sabem que só se superando dentro de campo continuarão na equipe”, afirmou Heriberto, mostrando uma das maneiras de motivar ainda mais o elenco. “Mas, sem dúvida, repetir o time é muito interessante para entrosar ainda mais o grupo”, explica.

Os jogadores que esperam ansiosos por uma vaga no time entendem a atitude do técnico. Danilo, por exemplo, sonha em ser titular. Mas afirma estar tranqüilo com qualquer que seja a decisão do treinador.

“Quando vim do Figueirense para o Sport, queria ser titular. Sei que está perto de acontecer. Quando tiver de ser, vai ser, sem ansiedade ou preocupação”, diz o atacante leonino.

Ontem, faltando cinco minutos para acabar o coletivo-apronto, na Ilha, o atacante foi acionado na vaga de Robgol. A substituição, contudo, pode ter sido feita na tentativa de ludibriar o comando técnico do time adversário. “Tudo que ele tem pedido, estou fazendo dentro de campo”, afirma Danilo.

Mais calmo ainda encontra-se o centroavante Alecsandro, mais cotado para sair do time, caso Danilo realmente entre de frente. Com apenas um gol na Série B, ele espera espantar a má fase.

Para o jogador, o Sport tem de continuar sua trajetória humilde na Segundona, mas depois de sair da zona de rebaixamento – hoje, o Leão ocupa a 16ª colocação, com 17 pontos –, a intenção é entrar no grupo dos oito melhores classificados.

“Felizmente, nos últimos jogos a sorte voltou a sorrir para a gente. Estamos trabalhando muito forte, sempre procurando a vitória”, afirmou. “Depois de tudo o que passamos, a torcida deve chegar forte no jogo contra o Joinville, o que dará uma força muito grande para nós”, observa.

Para o volante Élder, o time deve entrar concentrado, pensando em fazer em campo o que foi determinado no decorrer da semana. “Temos de buscar a vitória até o fim, e seguir à risca o que pediu o professor Heriberto”, afirma.

“Espero também, nesse jogo, ajudar da melhor forma possível. A cada partida, fico melhor, fisicamente”, diz ele, que recentemente havia ficado três meses sem atuar.