Série B será no sistema de pontos corridos em 2006

Embora o sistema atual esteja se constituindo em grande sucesso de público, o Campeonato Brasileiro da Série B vai seguir o esquema de pontos corridos que já é utilizado há dois anos pela Série A, a partir de 2006. A informação é de Peter Silva, presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), entidade criada pelos clubes que disputam a Segunda Divisão para administrar a competição e que entre outras atribuições, busca recursos para os participantes através da transmissão dos jogos pela tevê e comercialização dos produtos vinculados às 20 agremiações que estão no torneio em 2004.

Para discutir essas mudanças, CBF, FBA e Clube dos 13 estão trocando idéias através de um conselho executivo que tem o objetivo de buscar soluções para melhorar a difícil situação dos clubes em suas três divisões.

Silva explicou que no próximo ano a Série B ainda seguirá o mesmo sistema que foi adotado nos últimos anos mas que a unificação da fórmula é necessária para que se crie um calendário mais racional no futebol brasileiro. A Série C também sofrerá alterações paulatinas e em 2006 deverá ser disputada por 40 clubes. A intenção da CBF é acabar com os convites para fortalecer a competição que hoje sofre com o gigantismo e com a falta de recursos.

O presidente da FBA disse que os clubes que disputam a Série C enfrentam muitas dificuldades porque ficam durante muito tempo sem atividade. Eles liberam jogadores ao final dos estaduais e acabam montando times de aluguel para disputar a competição nacional. Para Peter Silva, as federações estaduais têm que fazer um planejamento anual com um calendário que permita que os clubes fiquem em atividade durante grande parte do ano em competições regionais.