Poderia ter sido fácil…

Em mais um jogo dramático, no qual valeram mais a disciplina tática e a objetividade do que o futebol vistoso, o Sport venceu o Ceará, ontem, no Castelão, em Fortaleza, por 2×1. Danilo Santos abriu o marcador, Alecsandro aumentou e Zezinho deixou a marca dos cearenses. O resultado deixou o Sport na 11ª colocação, com 23 pontos. O próximo encontro do Leão na Série B é contra o São Raimundo, na Ilha do Retiro, terça-feira.

Com uma formação para lá de precavida – armado com três zagueiros –, o Sport nitidamente iniciou a partida mostrando que sua principal arma para vencer o Ceará seria o contra-ataque. Logo aos 19 minutos, a tática deu certo, com uma ajuda do zagueiro Maxsandro, do Ceará. Ele caiu no chão depois de uma disputa com Alecsandro, o rubro-negro recebeu o lançamento e tocou para Danilo Santos anotar 1×0, depois de um chute forte, cruzado.

Esse foi o único lance de perigo dos rubro-negros na etapa inicial. A bem da verdade, o primeiro tempo foi dos donos da casa, que envolviam os pernambucanos, mesmo com tantos jogadores de defesa tentando barrar as jogadas alencarinas. O setor esquerdo leonino, com Julinho, era o mais explorado pelos adversários, que, no entanto, erravam nas finalizações.

O Ceará também ganhava os rebotes na intermediária. Julinho, há 40 dias sem atuar, devido a uma contusão, chegou a tomar dois ‘dribles da vaca’ – atualmente, lance difícil de acontecer em jogos profissionais. E a cobertura do time que joga com três zagueiros? Não existia. Por pouco, não sai um gol daquele lado. Graças a Maizena, Arlindo não empatou.

A segunda etapa começou a mil. Logo aos três minutos, o Sport aumentou o marcador, com Alecsandro. Danilo Santos tabelou com Canela, que ganhou a linha de fundo e cruzou para pequena área. Alecsandro, bem colocado, só fez estufar as redes.

Aos cinco, o Ceará diminuiu numa cobrança de falta. Zezinho ajeitou a bola com carinho e acertou uma bomba, no canto direito de Maizena, que nada pôde fazer.

O gol incendiou o Ceará e o jogo ganhou dramaticidade. Os leoninos apenas se defendiam e se arriscavam nos contra-ataques, mas as jogadas eram sempre mal articuladas, não levando a nada. Os cearenses tentavam o gol desesperadamente pelo meio da defensiva rubro-negra, sem sucesso. Final: 2×1 leão.