Heriberto esconde o ‘leite’ até o fim

Apesar de o técnico Heriberto da Cunha não reconhecer, até mesmo para não deixar o time da Ilha do Retiro tenso, a partida de hoje é de ‘vida ou morte’ para o Sport, no que diz respeito às pretensões do clube na Série B do Campeonato Brasileiro. Com 26 pontos, o Rubro-Negro precisa de uma vitória fora dos seus domínios, para voltar ao G-8 e consolidar aos poucos seu caminho rumo à segunda fase do certame nacional. Mais: uma vitória deixa a equipe mais tranqüila e em ótima condição psicológica para o jogo contra o Brasiliense, terça-feira, na Ilha.
O mais difícil nessa história é que o Leão terá pela frente, hoje à tarde, nos Aflitos, o Náutico em excelente posição, com 36 pontos.

Como já foi jogador, Heriberto tem conversado muito com os jogadores, a fim de que a ansiedade não seja o pior inimigo dos leoninos. “Não podemos nos afobar, temos de jogar com inteligência”, afirmou. Atuar de maneira inteligente, para o treinador, é exercer uma pegada forte em todo o bom time do Náutico, que está desfalcado do atacante Jorge Henrique, que luta, contra os alvirrubros, na Justiça do Trabalho, pela liberação dos seus direitos federativos.

O treinador não divulga a escalação da equipe que jogará de frente contra o campeão pernambucano, tampouco o esquema tático a ser utilizado diante do tradicional adversário do Leão.

A equipe rubro-negra pode ter o meia Nildo de volta, depois de 15 dias se recuperando de uma contusão no joelho direito. Heriberto vai conversar com o jogador para saber qual é a sua real condição e, só então, decidirá se o escala.

Sobre o tão propalado sistema de jogo, fica no ar a dúvida sobre se ele entrará no 4-4-2 ou no 3-5-2. Se em time que ganha não se mexe, como diz a máxima futebolística, vale ressaltar que nas últimas três vitórias do Sport – contra o Ceará, Joinville e São Raimundo –, a equipe entrou com três zagueiros. “Vocês são inteligentes. Se estiverem prestando atenção, saberão qual equipe entrará em campo”, afirmou o técnico, insinuando ser a tática, numa tentativa de embaralhar ainda mais a cabeça dos jornalistas, o ‘velho’ e conhecido 4-4-2.

Durante a semana, nos vários treinos realizados, em todas as oportunidades, ele utilizou dois esquemas, mostrando que o suspense é uma de suas aliadas para procurar vencer o ‘bicho-papão’ da Série B.

De última hora, mais precisamente às 16h de ontem, o treinador soube da possibilidade de contar com o volante Élder, julgado pelo STJD. Ele foi suspenso por apenas uma partida, por causa da expulsão no clássico com o Santa Cruz, no início do mês. “Fico muito feliz de poder jogar um clássico. Num momento como este, ninguém quer ficar de fora, e eu não seria o único a desejar isso”, disse o jogador.