Élder espera ser absolvido no STJD

O volante Élder vai ser julgado hoje, às 15h, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em virtude da expulsão ocorrida no jogo contra o Santa Cruz, há pouco mais de 20 dias, na Ilha do Retiro. Os componentes do STJD concluíram, de posse da súmula do árbitro Patrício Souza, que o jogador detratou moralmente o juiz, na referida partida, enquadrando-o no artigo 252. Mas o advogado do Sport, Júlio César Soares, crê na absolvição do atleta, com base no que Patrício escreveu. “Em nenhum momento, na súmula, ele diz que houve ofensas morais”, afirma o advogado.

Por outro lado, Júlio César reconhece que Élder só atuará pelo Sport, no jogo contra o Náutico, amanhã, nos Aflitos, caso seja absolvido diretamente – o que não é tão difícil, visto que tomou dois cartões amarelos no jogo, e não um vermelho, direto. É que a pena mínima do artigo 252 é de dois jogos. “Além do mais, como Élder é reincidente, se for considerado culpado, pegará no mínimo três jogos de suspensão”, explica.

Em caso de o jogador rubro-negro ser punido pelo STJD, a última carta na manga dos advogados será fazer um pedido de desqualificação do artigo, para que Élder seja julgado no 251 – reclamação ao árbitro –, cuja pena mínima é de um jogo. “Geralmente, quando eles aceitam a desqualificação de artigo, absolvem ou indicam a pena mínima para o atleta. Como ele já cumpriu uma partida, estaria no jogo contra o Náutico”, afirma Júlio César.

Apesar das explicações descambarem para uma certa incerteza sobre o futuro de Élder, o advogado é só confiança. “Ele vai jogar”, vaticina.

O volante entoou o coro do advogado rubro-negro. “O que disse para o árbitro, todo mundo ouviu. Apenas pedi que ele apitasse a mesma coisa para o Sport e Santa Cruz. No momento da reclamação, estavam Sílvio Criciúma e Cleisson, ele olhou para os dois, lembrou-se que ambos estavam pendurados na partida, mostrando o cartão amarelo, em seguida, para mim”, explica.

Para Élder, se houver justiça, ele estará em campo diante dos alvirrubros. “Estou tranqüilo. Não fui agressivo. Se tivesse falado algo a mais ele teria colocado na súmula, o que não ocorreu. É torcer e ver no que dá”, diz.

Na possibilidade de não poder contar com Élder, o técnico Heriberto da Cunha vai segurar a escalação da equipe até momentos antes da partida. “Ainda tenho muitas dúvidas”, afirmou o treinador, que adora um mistério.