Cálculo é fácil, difíceis são as partidas

A conta para o Sport se classificar à próxima fase da Série B do Campeonato Brasileiro é fácil. Os cinco jogos que o Rubro-Negro terá pela frente é que são bastante difíceis: Náutico, nos Aflitos, Brasiliense, na Ilha do Retiro, CRB, em Maceió, Anapolina, na Ilha, e Paulista, em São Paulo. Segundo o fisiologista Inaldo Freire, que ontem comemorou 38 anos, e coincidentemente, 10 anos de clube, basta ao Leão vencer três partidas e empatar uma das cinco para terminar a fase no G-8.
Não deixa de ser uma missão para lá de dura. Mas o fisiologista deixa claro que as contas que faz são de uso próprio. “Todo mundo quando chega a esse momento da competição tem as próprias contas, números, enfim. Não costumo passar nada desse tipo para o grupo”, afirma o fisicultor.

Apenas após a derrota para o Santa Cruz, há duas semanas, Inaldo fez uma palestra para o elenco, no intuito de levantar o moral da turma. Disse aos jogadores que, em caso de duas vitórias seguidas, o Sport estaria figurando no Grupo dos 8, o que aconteceu. Hoje, o Sport é o oitavo colocado, com 26 pontos.

De acordo com Inaldo Freire, o Rubro-Negro precisa vencer três partidas e empatar uma para somar 36 pontos. Só assim, estará plenamente garantido. Ele explica que o número de vitórias do Leão, sete, é muito baixo. Em caso de marcar 35 pontos, vai haver muitas equipes empatadas na oitava colocação, sobrando para os que têm menos triunfos na competição, no caso, o Sport.

“No ano passado, Santa Cruz e o Paulista empataram na oitava posição, com 35 pontos. O Santa tinha dez vitórias e conseguiu passar para as finais”, lembra. Amante dos números, Inaldo afirma que, assim como no ano passado, somente passarão às finais equipes com aproveitamento maior do que 51%. O Sport, segundo seus cálculos, tem 48,14.

TREINO – Alheio às contas, estavam os suplentes do time leonino, que jogaram contra a equipe da Academia do Neco – ex-jogador rubro-negro. O Sport venceu pelo apertado placar de 1×0, gol de Ricardinho.

Os titulares apenas treinaram a parte física. O meia Nildo começou ontem a dar voltas em torno do gramado. Para o fisicultor Edvaldo ‘Tacão’, o atleta estará apto para jogar o clássico contra o Náutico, próximo sábado, nos Aflitos. Os atacantes Robgol, com uma lombalgia, e Alecsandro, com dores na coxa direita, foram poupados das movimentações.