Brasiliense vem em busca da vaga

Após três partidas sem vitória, o Brasiliense tem mais uma pedreira pela frente hoje, às 20h30, quando enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife. Será o segundo jogo do técnico Edinho no comando da equipe – ele estreou com um suado empate, por 2 x 2, com o Bahia, no Serejão, na última rodada.

Restando quatro jogos para encerrar a fase de classificação, o time candango, com 36 pontos, busca uma vitória para garantir matematicamente sua vaga entre os oito classificados para a segunda fase e, de quebra, voltar à vice-liderança. Náutico (líder) e Bahia (2º) duelam somente, no próximo domingo. O único garantido na próxima fase, por enquanto, é o Náutico, com 39. Já o Sport, adversário de hoje, luta para voltar ao grupo dos oito após perder o clássico para o rival Náutico, por 3 x 1. O time é o 11º colocado, com 26.

Em três partidas contra o Leão pernambucano, todas pela Série B de 2003, o Brasiliense nunca perdeu. No Serejão, vitória por 1 x 0. Já em Recife, um empate sem gols e o outro por 1 x 1.

O técnico Edinho não conta hoje com o lateral Rochinha, machucado, e o zagueiro Gérson, suspenso. Em suas vagas entram o meia Possato, improvisado, e Durval, respectivamente.

Além deles, o técnico sacou o meia-atacante Tiano para entrada do cabeça-de-área Salvino, reeditando o esquema com três volantes da época do antecessor Mauro Fernandes, atualmente no Fortaleza.

No ataque, Creedence deixa o time para a entrada de Val Baiano, que vai atuar ao lado de Iranildo – o meia está jogando mais adiantado. Com isso, o meia Fabrício será o principal criador de jogadas no meio-de-campo.

De volta ao time, Val comemora. “É boa hora para voltar. Já pude ajudar o time contra o Bahia e agora queremos recolocar o Brasiliense entre os líderes”, diz Baiano, artilheiro da equipe ao lado de Tiano (oito gols).

Preterido pelo antigo treinador após ficar três jogos sem marcar gols, Val se mostrou chateado com a reserva. “É complicado. O Reinaldo (Fortaleza) ficou seis jogos sem marcar e o Kuki (Náutico) também passou em branco em vários jogos e nem por isso saíram do time”, comparou. A última partida de Val Baiano como titular foi na vitória sobre o Paulista (2 x 1), no dia 10 de julho. O último gol foi um mês antes contra o São Raimundo, em Manaus.

Apesar de ter falhado feio no jogo contra o Bahia, o goleiro França segue como titular. “Não é por qualquer falha que vamos tirar o jogador. Ele errou e foi cobrado”, justifica Edinho.

O jejum de vitórias, pelo menos por enquanto, não preocupa o treinador. “Foram jogos difíceis contra o Bahia, que é um dos líderes, o Marília. O único time que o Brasiliense não enfrentou como um jogo decisivo foi o América-RN”, ressalta o treinador, que apenas assistiu à derrota para os potiguares, nas arquibancadas. O Jacaré foi comandado, na ocasião, pelo interino Marquinhos Bahia.