Sob uma forte pressão, Sport recebe Fortaleza

O Sport tem pela frente, hoje, na Ilha do Retiro, às 20h30, não apenas uma barreira considerável chamada Fortaleza, atual terceiro melhor time da Série B do Campeonato Brasileiro, para suplantar. Terá que superar também a intranqüilidade, a desconfiança da torcida e a preocupação de tropeçar novamente na competição. Uma vitória nunca foi tão importante. Qualquer outro resultado pode significar um afundamento ainda maior no perturbador grupo dos rebaixáveis da Segundona. Hoje, o Sport ocupa a 22ª posição, com 11 pontos. Por outro lado, se uma vitória ainda não tira os leoninos da zona dos desesperados, uma vitória sobre os alencarinos pode oxigenar o sangue do time comandado por Heriberto da Cunha.

Como vale tudo para sobrepujar o adversário (treinado pelo ex-técnico leonino, Hélio dos Anjos, e tido como favorito), Heriberto resolveu segurar a escalação de seu time até o último instante. Não que haja muitas dúvidas, mas o treino de quinta-feira colocou um ponto de interrogação na cabeça do treinador. A equipe com dois meias, Nildo e Jean Carlos, rendeu menos do que a com três volantes – Éverton, Élder e Cleisson –, com Nildo na armação, e Jean no ataque.

Certa mesmo, é a presença do volante Élder, que depois de dois meses na Ilha, e três sem jogar, enfim, vai estrear. Heriberto destaca que num jogo entre duas grandes potências nordestinas não se pode prever o vencedor. A paciência, segundo o treinador, é o maior aliado dos rubro-negros. “Não existe mais segredos no futebol. Hélio dos Anjos é experiente, sabe da nossa situação, e deve estar avisando a seus atletas que vamos partir com tudo para cima. Temos de ter calma para vencer o jogo”, afirma. Para ele, não será o embate de dois times desconhecidos. “Nós conhecemos os jogadores deles e, eles, os nossos”, explica Heriberto.

Como depois da tempestade vem a calmaria, dirigentes e jogadores do Sport esperam o apoio em massa da torcida, logo mais, depois dos protestos de segunda-feira, na Ilha. Segundo o atacante Alecsandro, que deve ser mantido na equipe titular, o verdadeiro torcedor do Sport é aquele que cobra, mas apóia o time nos momentos bons e ruins.