Reaprendendo a vencer

Por Zé Neves*

A persistência é uma das características que diferenciam os vencedores dos perdedores. Sábado à noite, o time do Sport parece ter recuperado essa qualidade. Ao sofrer um gol nos acréscimos, aos 46 do segundo tempo, alguns jogadores desabaram na grande área. Seria um injusto empate com o Fortaleza, mas aqueles longos segundos que os jogadores passaram no chão, deitados, parecem ter lhes dado tempo para respirar, recuperar as forças e partirem para o derradeiro lance. A bola chegou ao lado esquerdo do ataque, Danilo Santos sofreu a falta e foi para a área, onde teve a felicidade de marcar o gol da vitória. Uma vitória que soou heróica.

O resultado, sem dúvida, fortalece o Sport para o confronto desta terça contra o Londrina, na cidade de mesmo nome, no sul do País. O jogo em si, porém, deixou algumas lições que o técnico Heriberto da Cunha deve procurar assimilar e repassar para os jogadores. O treinador precisa fazer seu time reaprender a vencer, pois mesmo ganhando de 1×0 com o domínio da partida, o Sport recuou muito nos dez minutos finais e só por isso sofreu o empate. O nervosismo, nesse caso, quase foi fatal. Não era preciso recuar tanto. Afinal, o Sport estava enfrentando o Fortaleza, em casa, com o apoio da torcida, e não o Real Madrid no Santiago Bernabeu!

Também me chamou a atenção a forma fria com o centroavante Alecsandro encara a partida. Ele perde lances bobos, é egoísta e, ao que parece, também não está nem aí para o clube. Logo que foi substituído, desceu para os vestiários, trocou de roupa e foi embora. Jean Carlos, que também foi substituído durante a partida, ficou o tempo todo comemorando com o grupo. Alecsandro não se importa muito com uma vitória como aquela. Eu acho que o Sport também deveria não se importar muito com um jogador como Alecsandro…

Triste é ver Heriberto da Cunha esquecer Ricardinho na reserva. Sábado, o jogo oferecia uma ótima oportunidade para aproveitá-lo. Todos sabemos da lentidão do lateral Juninho Goiano, que já passou pelo Sport e defende agora o tricolor cearense. O treinador rubro-negro, porém, não prestou atenção a esse detalhe. O velocista Ricardinho seria muito mais produtivo do que o frio Alecsandro.